Maratona de estudos: prepare-se para o concurso da Polícia Civil do Piauí

6 minutos para ler

Se você pensa em prestar um concurso público visando à estabilidade no emprego e ter um plano de carreira em que seja valorizado, está no caminho certo. No entanto, muitas outras pessoas têm o mesmo objetivo que você. Para que fique mais preparado para a prova, fazer uma maratona de estudos é uma ótima escolha para alcançar o seu objetivo.

Contudo, se você está perdido sobre como iniciar o seu plano de estudos, não se preocupe, pois chegou ao lugar certo!

Hoje mostraremos como montar uma maratona de estudos para extrair os melhores resultados possíveis e como se organizar por meio de alguns passos por meio de exemplos práticos para detonar na sua prova. Tenha uma ótima leitura!

Organize a rotina de estudos

Marque em sua agenda ou caderno uma rotina de estudos. Distribua matérias e conteúdos em dias e horários para o seu aprendizado. Nesse cronograma, você pode separar as matérias por níveis de dificuldade, priorizando os temas mais difíceis.

Antes de montar sua rotina, pense na disponibilidade de tempo que vai usar para se concentrar nos estudos. Caso esteja se dedicando exclusivamente ao concurso, pode usar até 6-8 horas por dia. Se tiver menos tempo, não tem problema, o importante é saber utilizar o tempo disponível com qualidade e eficiência.

Como um atleta que inicia uma corrida com poucas horas e vai aumentando até acostumar com a rotina de esportista, é importante que inicie sua rotina aos poucos, aumentando gradativamente os estudos até completar o tempo máximo possível.

Entre em um curso preparatório de qualidade

Mesmo você seguindo uma disciplina de estudos por conta própria, sempre surge uma matéria que precisa da ajuda de um instrutor para tirar as dúvidas das questões mais emblemáticas em direito, não é mesmo?

Outro fato para ser levado em consideração é que os conteúdos são muito vastos e, como os professores de cursinhos têm experiência, eles destacam para os alunos os temas que costumam cair mais nas provas dos concursos públicos.

Para ajudar a solucionar possíveis dificuldades na maratona de seus estudos para a prova no concurso, o ideal é que entre em um curso preparatório de qualidade. Nesse local de ensino existem profissionais preparados para conduzir a uma aprendizagem eficaz.

Disponha de um ambiente próprio para o seu aprendizado

Para ter eficiência em seus estudos, é importante separar um espaço em sua casa que seja o mesmo de todos os dias para estudar. Ter um ambiente organizado e sempre disposto com seus livros, lápis e cadernos vai facilitar o momento de seus estudos.

Outro fato é o barulho, que pode ser prejudicial em sua concentração, fazendo com que se distraia e não entenda as informações e conceitos tão importantes para o dia de sua prova. Para isso, você pode ouvir música calma de fundo ou mesmo usar tampão de ouvido, que pode ser comprado em farmácias.

Além disso, não esqueça de deixar dispositivos eletrônicos desligados. Se precisa estudar pelo computador, não ceda à tentação de dar uma “espiadinha” nas redes sociais. Infelizmente, uma rápida olhada em sites não úteis para os seus estudos pode gerar várias visitas a outros endereços virtuais, dispersando e atrapalhando a sua rotina de estudo.

Selecione um método para estudar

Você já percebeu como existem pessoas que estudam de formas diferentes? Cada estudante ou concurseiro tem sua própria maneira de estudar, não é mesmo? Agora vamos tratar de alguns desses métodos, e você poderá se identificar com algum e aplicar em sua maratona de estudos.

Existe o método Pomodoro, que consiste basicamente em se organizar para o estudo em blocos de tempo com pequenos intervalos para descanso.

O criador da técnica determina um tempo de 25 minutos (que precisa ser cronometrado) para realizar a tarefa. Após esse tempo, uma pausa de cinco minutos para descanso. Prossiga dessa maneira até completar quatro tempos. Após isso, o seu tempo de descanso será de 30 minutos.

Outra técnica muito útil, principalmente para concurseiros como você, é a curva do esquecimento. Esse método se baseia em três revisões para cada assunto estudado, no período de 24 horas, sete dias e, depois, de um mês.

O ideal é fazer resumos de tudo o que for estudando para facilitar as revisões no momento pedido nesse tipo de técnica.

Faça muitos exercícios de fixação e revisão dos conteúdos

Após estudar um conteúdo para a prova da Polícia Civil, sempre faça exercícios para fixar o que aprendeu. O ideal é que mescle diferentes tipos de atividades, como perguntas e respostas, verdadeiro ou falso, entre outras.

Além de atividades com gabarito, revise sempre para não perder o acumulado de conteúdos registrados na sua mente.

Planeje para imprevistos na maratona de estudos

Após ter montado o seu plano de estudos, como já viu aqui mesmo neste post, e seguir com determinação e disciplina tudo o que você propôs para seus estudos, pode haver algum imprevisto que atrapalhe a sua rotina.

Caso aconteça algo que o impeça de cumprir o que tem planejado, separe uma hora extra para compensar o que foi perdido. Use o bom senso para não se sobrecarregar e prejudicar o aprendizado.

Separe um tempo para lazer e pausa para o descanso

Assim como acontece ao atleta durante os seus treinos para uma corrida, o concurseiro também precisa de um tempo para repor suas energias.

Como você já aprendeu neste post a organizar a sua rotina de estudos, não esqueça de incluir um tempo vago para descanso ou lazer.

O seu empenho e dedicação aos estudos é fundamental para alcançar uma vaga como servidor público. No entanto, de nada servirá se chegar esgotado para o dia da prova.

Por isso, para a melhor absorção de tudo o que aprendeu no decorrer da sua maratona de estudos, tenha sempre momentos para você: dormir bem, se alimentar adequadamente e ter momentos para o lazer, família e amigos.

Esperamos que tenha gostado do post e que, ao seguir os passos que foram descritos, possa ser aprovado no concurso público que tanto almeja. Para saber mais, curta a nossa página no FacebookAté a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário