Quem está se preparando para ingressar na faculdade sabe que é preciso estudar bastante para fazer bonito nas provas. Conceitos de matemática, fórmulas de física e acontecimentos marcantes da história devem estar na ponta da língua. Mas é preciso dar a devida atenção às regras linguísticas para fazer uma ótima redação no vestibular. A prova de redação deve ser uma das prioridades do estudante, já que ela normalmente tem um peso maior na nota final.
Apesar de toda preparação, algumas regras de português costumam ser esquecidas e isso pode colocar tudo a perder. E quem vai prestar vestibular vai curtir as dicas para prova de redação que vamos apresentar. Veja só:
Flexão do verbo Haver
Na hora de usar o verbo haver, surgem dúvidas quanto à sua flexão. É preciso estar atento para evitar erros gramaticais. Quando ele é usado como sinônimo de ocorrer ou existir, o verbo é impessoal. Então, ele permanece na terceira pessoa do singular, já que não tem sujeito. Veja nos exemplos:
- Ocorrerão tragédias.
- Existirão tragédias.
- Haverá tragédias.
Contudo, existem casos em que o verbo será conjugado no plural. Como quando ele desempenhar função auxiliar. Exemplo:
- Elas haviam tomado café.
- Elas tinham tomado café.
“Ao invés de” ou “em vez de”
Vamos direto ao ponto: “ao invés de” significa uma ideia contrária. Isto é, quando se coloca na mesma frase duas situações literalmente inversas. Perceba:
- Ao invés de vir quente, o café veio frio.
- Estou cansado porque ao invés de dormir, fiquei acordado trabalhando.
“Em vez de”, por sua vez, denota “no lugar de”. É uma expressão usada quando queremos apresentar uma ideia em substituição à outra diferente.
- Em vez de comer sobremesa, vou beber um suco.
- Não fui à academia porque em vez de malhar fui direto para casa.
Para quem ficar em dúvida na hora da prova, vai uma dica: dê preferência para “em vez de” já ela pode ser usada nas duas situações que apresentamos.
“Mal” ou “mau”
Duas palavrinhas que cismam em nos confundir por causa da pronúncia idêntica. Na hora de escrever, lembre-se do seguinte: mal é um advérbio que faz oposição a bem. Enquanto mau é adjetivo e contrapõe a palavra bom. Para facilitar, é só pensar no lobo mau que é descrito nas histórias infantis sempre com U.
“Este” ou “esse”
Essa dúvida pega até os mais experientes! Para não errar mais, lembre-se que os pronomes demonstrativos escritos com T, ou seja, este e isto, são usados para indicar aquilo que está perto de quem fala. Exemplo: “este meu relógio está quebrado”. Também podem ser utilizados quando queremos indicar o tempo presente, algo como: “neste ano, tudo vai mudar”. E, ainda, para apresentar uma ideia que vem a seguir ou para relacionar a uma palavra dita anteriormente. Exemplos:
- Escute este poema que escrevi.
- O brigadeiro e o beijinho são doces típicos brasileiros. Enquanto este é feito com coco ralado, aquele é feito com chocolate.
Agora, vejamos os pronomes demonstrativos escritos com S. Usamos esse ou isso para indicar algo que está mais próximo de quem lê ou ouve. Como em: “esse celular em suas mãos é de qual marca?”
Também são utilizados quando queremos fazer alusão a algo do passado ou no futuro. Exemplo:
- Nesse dia, meu pai atrasou e quase perdeu meu nascimento!
- O último uso de “esse” ou “isso” é para chamar a atenção para algo que acabou de ser dito. Veja:
- Não sei se quero namorar. Isso faz sentido para você?
Para não errar, tente analisar o significado da frase, a intenção de quem fala e o tempo em que se fala.
Partícula Se
Quando o verbo for transitivo direto, a partícula concordará com o que vem a seguir. Mas se houver preposição, o verbo ficará no singular. Entenda:
- Elegeram-se novos vereadores.
- Propuseram-se termos justos.
- Tratava-se de situações problemáticas.
Estes são apenas alguns exemplos de dúvidas mais comuns. Ainda existem tantas outras como, por exemplo, em relação ao uso de crase ou à maneira correta de utilizar a colocação pronominal. Não tem mistério: estude bastante e arrase nas provas! Gostou das dicas para prova de redação, mas ainda ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta aqui nos comentários. Ficaremos felizes em ajudar!