6 dicas para ter sucesso na prova do ENEM

3 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Se antes o ENEM era apenas um medidor do desempenho dos alunos do ensino médio, hoje, ele se tornou uma das principais portas de entrada para a maioria das universidades públicas e privadas do Brasil. Dessa forma, o exame começou a ser mais visado tanto por aqueles que estão concluindo o ensino médio quanto por quem já concluiu há algum tempo e quer usar a nota para entrar em uma universidade.

Sendo assim, a competitividade aumentou e, por isso, o aluno deve melhorar seu desempenho na prova do ENEM. Pensando nisso, no post de hoje, listamos 6 dicas que poderão lhe ajudar nessa hora. Acompanhe!

1. Mantenha-se atualizado

Grande parte das questões que caem na prova do ENEM vem de fatos e acontecimentos do Brasil e do mundo. Por esse motivo, é bom ficar atento aos jornais — tanto televisivos quanto impressos —, à internet, às redes sociais e às revistas.

Além de ajudar com as questões da prova, manter-se informado também é um grande diferencial na hora de escrever a redação, que também sempre aborda temas da atualidade.

2. Organize uma rotina de estudos

Faça um horário semanal com as matérias que você precisa estudar, dando prioridade àquelas em que tem mais dificuldade. Tente fazer um horário flexível, para que você possa encaixar um tempo para o descanso quando se sentir sobrecarregado. O importante é ter disciplina e não deixar o conteúdo acumular.

3. Compreenda, não decore

Diferente da maioria dos vestibulares, a prova do ENEM não cobra conteúdo “decorado”, como datas, fórmulas e nomes. Por isso, mais importante do que decorar essas coisas é aprender a interpretar o contexto no qual elas estão inseridas e analisá-las. Isso não significa que não seja importante aprender alguns nomes e datas, mas, além disso, é preciso saber correlacionar esses dados.

4. Leia bastante

As questões da prova do ENEM costumam ser extensas e cheias de informações necessárias para se chegar à resposta. Então, quem não tem o hábito de ler pode encontrar dificuldade na hora de interpretar o que está sendo pedido, ou mesmo ficar cansado após tanta leitura durante a prova. Portanto, dedique parte do seu tempo para ler algo que goste, mesmo que não seja uma leitura relacionada aos conteúdos do ENEM ou vestibular.

5. Esteja descansado no dia da prova

Se você passou o ano todo se preparando para o ENEM, não há necessidade de passar o dia antes da prova revisando a matéria ou aprendendo algum novo conteúdo. Em vez disso, tire o dia anterior para relaxar um pouco, evite qualquer excesso que possa fazer você não se sentir bem no dia seguinte e vá dormir cedo para acordar bem-disposto e com a mente descansada para a prova.

6. Mantenha a calma durante a prova

É comum vermos as pessoas ficarem nervosas durante uma prova a ponto do nervosismo atrapalhar na hora de resolver as questões. Se isso acontecer, tenha em mente que você se preparou para aquele momento, procure manter a calma e ler as questões com atenção.

Com esforço, dedicação e uma boa meta de estudos, as chances de se sair bem na prova do ENEM são muito grandes!

Agora que você já sabe como se preparar para o ENEM, que tal aprender a estudar para concursos? Aproveite nossas dicas e boa sorte!

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário