7 dicas práticas para acompanhar os novos editais de concursos

6 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Conquistar uma vaga de trabalho por meio de um concurso público é o desejo de muitas pessoas hoje em dia. Elas querem a estabilidade financeira e a segurança que um emprego efetivo pode oferecer ao trabalhador.

Um concurseiro, além de ter bastante concentração, foco e disciplina, precisa acompanhar os editais que são abertos a cada dia. Porém, há muitos sites não confiáveis que noticiam a existência de concursos que, quando verificados, não são reais.

Por isso, é essencial analisar a veracidade das fontes antes de tomar qualquer decisão. Com a evolução da tecnologia, é cada vez mais prático acompanhar os novos editais de concursos e se preparar para as provas.

Pensando em ajudá-lo, preparamos uma lista com 7 dicas de lugares seguros para o acompanhamento de novos concursos. Boa leitura!

1. Sites oficiais

A internet é o melhor caminho para quem precisa de notícias sobre qualquer assunto. No caso de informações sobre novos editais de concursos, a rede é a solução para ficar por dentro das provas autorizadas e, também, daquelas previstas.

Mas é claro que, como já foi mencionado, deve-se ter um extremo cuidado quanto às fontes que serão pesquisadas. Muitas não exibem conteúdos confiáveis e sérios. Portanto, conheça os melhores sites oficiais sobre concursos:

  • Fundação Vunesp: a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, além de organizar o vestibular da Unesp, prepara outras provas para instituições públicas e privadas;
  • Cebraspe: o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos foi criado para dar continuidade aos trabalhos do antigo Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília). Além de organizar as provas da Universidade de Brasília, ele realiza concursos em todo o território nacional;
  • Fundação Cesgranrio: trata-se de uma instituição educacional que prepara vestibulares, certificações e concursos, sendo considerada uma das principais bancas organizadoras no Brasil. A Cesgranrio é responsável pelos concursos do Banco do Brasil e da Petrobrás, além de fazer parte da comissão organizadora do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

2. Aplicativos

São inúmeros os aplicativos que oferecem informações sobre concursos e para a hora de estudar o conteúdo da prova. Eles são ideais para quem não tem tempo de fazer pesquisas, pois são práticos e ágeis. Conheça dois bons apps para se informar sobre a abertura de editais:

  • Alerta Concurso: é gratuito e assume todos os papéis de um bom aplicativo de alerta sobre concursos, pois disponibiliza informações a respeito de novos editais, cargos, instituições, número de vagas, remuneração etc. Nele, é possível baixar o edital, alterá-lo e, ainda, compartilhá-lo nas redes sociais;
  • Concursos Abertos: também é um aplicativo gratuito e disponibiliza diversas notícias sobre provas. A diferença em relação ao primeiro é que não conta com alertas.

Dica: use o aplicativo da melhor maneira possível e tome cuidado para não perder tempo visualizando vagas que não te interessam. Procure pelas que você deseja e otimize sua pesquisa!

3. Diário Oficial

Para acompanhar as informações atualizadas sobre concursos no país, uma ótima dica é ler diariamente tanto o Diário Oficial da cidade em que você reside quanto o Diário Oficial da União. Nesse último, é possível realizar uma pesquisa avançada — basta acessar o site e procurar pelo que deseja.

4. Portais de notícias

Os portais são muito importantes para acompanhar as listas de concursos que são atualizadas diariamente. É essencial, para aqueles que desejam se preparar para mais de uma prova, acompanhar vários portais a fim de conhecer oportunidades diversificadas. Veja alguns muito conhecidos e confiáveis:

  • Edital Concursos Brasil: um dos portais de notícias mais atualizados e melhores para concursos. Oferece matérias de qualidade, artigos, provas de concursos e notícias atualizadas sobre editais abertos;
  • PCI Concursos: o site conta com notícias de qualidade, artigos, provas, simulados e tem 15 anos de experiência. Logo, é bastante confiável;
  • JC Concursos: esse portal disponibiliza notícias sobre concursos da atualidade também por meio de uma revista impressa (a maior de todas sobre o assunto);
  • Correio Web Concursos: é um portal de notícias sobre concursos que possui fóruns direcionados para interessados no tema;
  • Concursos no Brasil: além da divulgação de notícias, também oferece dicas sobre as provas.

5. Google Alerts

O Google resolveu facilitar a vida de quem precisa acompanhar as notícias que são renovadas a todo o momento. Criou, então, o Google Alerts (Alerta do Google). Com ele, é possível monitorar qualquer assunto através de mecanismos de busca, ou seja, basta indicar uma palavra-chave e você receberá no e-mail todas as informações de que precisa.

Dessa forma, é fundamental utilizar o Google Alerts para monitorar informações sobre editais de concursos e, ainda, receber tudo em sua caixa de entrada. Fácil e prático, não é?

6. Fóruns

Os fóruns são muito relevantes para trocar ideias e informações a respeito de diversos assuntos. Neles, é possível acessar dicas e editais atualizados sobre concursos que estão por vir. Portanto, aproveite e utilize essa excelente ferramenta para montar um grupo de estudos e esclarecer todas as suas dúvidas sobre concursos.

Procure um bom fórum de concursos — lembra-se de que já falamos de um muito bom? Use e abuse desses espaços e não perca as notícias mais atualizadas sobre concursos.

7. Redes sociais

As redes sociais são muito eficazes para que você fique por dentro de todas as novidades. E, quando o assunto é concurso, não é diferente. Aliás, existem grupos e comunidades que são criados para esse fim: atualizar informações sobre os editais abertos.

Os usuários postam dicas, datas e locais das provas, além de discutirem sobre conteúdos em fóruns de concurseiros nas redes sociais. Procure uma comunidade (ou grupo) para fazer parte e se inteirar sobre as novidades postadas a todo o momento.

Lembre-se de que é muito importante conhecer as ideias de outras pessoas para fazer a melhor escolha — e um privilégio poder debater sobre assuntos que farão parte da prova. Ou seja: as redes sociais são os espaços necessários para esse momento que antecede a realização do concurso.

Conhecendo e utilizando todas as dicas acima, você estará informado sobre os novos editais de concursos. Sendo assim, não perca tempo lendo notícias em sites que não são confiáveis. Opte pelos transparentes e aproveite o seu tempo para se preparar para a prova.

Após escolher o (s) concurso (s), faça um bom planejamento e mantenha o foco para atingir seu objetivo e conquistar uma excelente vaga de emprego. Boa sorte!

Agora que você conhece as melhores formas de acompanhar os novos editais de concursos, já pode entrar em contato com a gente e conhecer os serviços que oferecemos.

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário