8 mulheres incríveis e empreendedoras para se inspirar!

6 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Procurando exemplos de mulheres empreendedoras para se inspirar? Neste texto, listamos algumas líderes que vão dar aquele incentivo para ir em busca dos seus sonhos. Com muita dedicação e garra, elas têm ganhado espaço no mercado empreendedor!

Aliás, sabia que é cada vez maior a presença feminina nos negócios? No Brasil, mais da metade das empresas possuem mulheres como sócias, conforme um estudo da Serasa Experian. Se você quer descobrir o caminho para o sucesso, continue lendo e conheça o trabalho de 8 mulheres incríveis!

1. Luiza Helena Trajano

Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa empreendedora, mas, com certeza, conhece o seu legado: a rede de lojas Magazine Luiza. Criada no interior de São Paulo, em Franca, Luiza Helena transformou o pequeno negócio dos tios em uma empresa bilionária. O segredo? O espírito de vendedora.

Ela trabalha com vendas desde os 12 anos. O que começou como uma forma de ganhar um dinheiro extra para comprar presentes de Natal para as pessoas queridas, virou uma carreira. Hoje, Luiza é considerada uma das empreendedoras mais poderosas do país. A empresária é uma grande fonte de inspiração para as mulheres que desejam assumir posições de liderança nos negócios.

2. Alcione Albanesi

Empreendedora nata, Alcione Albanesi começou a se arriscar no mundo empresarial desde cedo. A partir do trabalho como modelo aos 14 anos, surgiu a vontade de ser dona do próprio negócio. Após algum tempo aprendendo sobre a área, ela abriu a sua própria confecção de roupas e, três anos depois, já tinha mais de 80 funcionários sob seu comando.

Desde então, a paulistana se enveredou por outros caminhos e, atualmente, é presidente da FLC, uma das maiores empresas do mercado de lâmpadas no país. O crescimento do empreendimento deve-se à visão inovadora de Alcione que enxergou uma oportunidade de negócio nas lâmpadas fluorescentes e passou a importar a mercadoria da China. Para a empresária, a persistência é uma das características mais importantes para quem deseja ser um bom empreendedor.

3. Sônia Hess

Essa empreendedora herdou o talento com vendas de seus pais, Duda e Lina. A empresa surgiu quando sua mãe teve a ideia de aproveitar um pedaço extra de tecido para fazer umas camisas e colocou à venda. Depois de assumir o negócio, Sônia conseguiu dobrar o faturamento da Dudalina em poucos anos e levou a marca do interior de Santa Catarina para o mundo.

Assim, o empreendimento passou de um negócio da família a uma das maiores exportadoras de camisas do país. Atualmente, a confecção sob sua liderança atende marcas internacionais de renome como a Zara e a Levi’s.

4. Leila Velez e Zica Assis

Uma ideia de negócio pode surgir de qualquer lugar, inclusive das necessidades do próprio empreendedor. Cansada de buscar produtos para cabelos cacheados, Zica Assis percebeu uma oportunidade no mercado de beleza.

Dessa forma, fez um curso de cabeleireira e passou a testar fórmulas para cuidar dos seus fios sem precisar alisá-los. Em parceria com Leila Velez, a empresária decidiu abrir um salão com produtos específicos para quem tem cachos. Foi aí que surgiu o Beleza Natural, a primeira empresa especializada em cabelos cacheados e ondulados do país.

Mais de duas décadas depois, a rede conta com fábricas de produtos de beleza, dezenas de salões e um centro de capacitação de profissionais. As cariocas são um exemplo de sucesso e de empoderamento.

5. Janete Vaz e Sandra Costa

Por trás da rede de laboratórios Sabin existe o sonho de duas bioquímicas: Janete Vaz e Sandra Costa. Em 1984, as amigas decidiram iniciar um negócio na área de saúde. Para isso, resolveram ir em busca de capacitações em gestão e hoje são um exemplo no setor.

As empreendedoras perceberam que as pessoas são fator fundamental para o crescimento de qualquer negócio e passaram a investir nos funcionários. Com sede em Brasília, o laboratório já está presente nas cinco regiões do país e é considerada uma das melhores empresas para trabalhar.

6. Arianna Huffington

Uma das mulheres mais influentes da internet, Arianna é a fundadora do veículo de comunicação The Huffington Post. Nascida na Grécia e radicada nos Estados Unidos, a empreendedora já tinha criado outros sites, porém foi esse projeto que a levou ao sucesso.

Com a contribuição de diversos blogueiros, sua empresa é uma referência no jornalismo online e tem se expandido pelo mundo. No Brasil, uma filial foi aberta em 2015.

Além de gerir o negócio, a executiva também escreve livros, tendo publicado mais de 15 obras. Para Arianna, as mulheres devem buscar não apenas o empreendedorismo como também novas formas de liderança, em que a compaixão e a empatia estejam presentes.

7. Oprah Winfrey

Com certeza, você já ouviu falar no nome dessa empreendedora. Se não, saiba que ela é bilionária e uma das mulheres mais poderosas do planeta. Além de apresentadora, a americana tem o seu próprio canal de televisão e também algumas revistas.

Oprah superou diversas adversidades, como a perda de um filho, e transformou sua dor em força para trabalhar. Após cursar Comunicação na faculdade, ela conseguiu ser contratada por uma rede de televisão local e, com isso, tornou-se a primeira âncora negra da cidade.

Na sua história, acumula anos de experiência no campo do jornalismo e do entretenimento, tendo sido até indicada para o Oscar. Além disso, ela usa parte do seu patrimônio avaliado em bilhões para fundar iniciativas sociais, como uma escola para meninas na África do Sul. É um exemplo de superação e garra.

8. Anna Wintour

A britânica Anna Wintour é uma das mulheres mais temidas e mais poderosas do mundo da moda. Já viu o filme O diabo veste Prada? Apesar de fictícia, a história foi escrita por uma ex-assistente da editora-chefe da revista Vogue e tem inspiração na realidade.

Mesmo que desagrade algumas pessoas pelo jeito ambicioso e objetivo, Anna é reconhecida pela sua criatividade e elegância. Ela sabe tomar decisões difíceis e tem determinação para crescer. À frente da publicação internacional, a empreendedora lançou outros produtos de moda, como os periódicos Teen Vogue e Men’s Vogue, voltados para públicos específicos.

Existem muitas mulheres empreendedoras para se inspirar pelo mundo afora. Essas são apenas algumas das líderes que, com criatividade e determinação, mostram que é possível alcançar a independência financeira.

Tem interesse em aprender sobre empreendedorismo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das dicas mais bacanas da área!

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário