Aula de preposição: o que é isso e como pode te ajudar na redação?

4 minutos para ler

A redação do ENEM é motivo de dor de cabeça para muitos candidatos, uma vez que qualquer deslize na gramática pode custar pontos preciosos. A norma culta e as especificações da prova devem ser cumpridas à risca e um dos tópicos mais importantes para quem quer escrever bem diz respeito às preposições.

Sabendo disso, preparamos esta aula de preposição para você tirar de letra esse assunto! Com ela você vai saber tudo o que precisa sobre as preposições para a sua prova do ENEM!

A preposição serve para ligar

Preposição é qualquer palavra que liga dois termos e cria uma relação entre eles. Vamos ver um exemplo:

  1. O ônibus do Luiz passou antes da hora.

Nessa frase, temos duas preposições: a palavra “do” (que liga a palavra “ônibus” à palavra “Luiz”, criando uma relação entre essas duas palavras) e a palavra “da” (que liga a palavra “antes” à palavra “hora”). Não é difícil de entender: se for uma palavra ligando outras duas, é uma preposição. Veja outros exemplos:

  1. Voltando para casa, dá tempo de estudar.
  2. Todos os dias eu estudo com afinco.

Aqui vai uma pequena lista das preposições mais comuns, para que você vá se acostumando a usá-las: de, para, até, com, ante, após, com, durante, contra, conforme, desde, em, entre, sem, sob e sobre.

A preposição não varia

As preposições não variam nem de masculino para feminino e nem de singular para plural:

  1. Entreguei o livro para a Ana.
  2. Entreguei o livro para o João.
  3. Entreguei os livros para a Ana, o João e a Márcia.

Repare que a preposição “para” não muda, mesmo que seja mais de um livro ou mais de uma pessoa que vai recebê-lo. Ela também não varia para o masculino ou o feminino para acompanhar as palavras Ana e João.

Você pode estar se perguntando: mas e na primeira frase “O ônibus do Luiz passou antes da hora”, as preposições não estão indo para o masculino e o feminino? Boa pergunta!

Nesse caso, não é a preposição que varia. O que acontece é que a preposição “de” se junta com os artigos “o” ou “a”, formando “do” e “da”. Fique atento, pois isso pode acontecer com outras preposições:

  1. Durmo cedo todos os dias pelo bem dos estudos. (por + o = pelo)
  2. Faço todas as minhas anotações nos cadernos. (em + os = nos).

Resumindo, não é a preposição que varia nesses exemplos, mas sim o artigo que está junto dela. O artigo pode ir para masculino, feminino, singular e plural, mas a preposição nunca muda!

A relação entre a preposição e as palavras que ela liga

Aqui nesta aula de preposição já vimos que a preposição liga dois termos. O termo que vem antes dela se chama termo antecedente e o termo que vem depois se chama termo consequente. Na relação entre esses dois termos, dizemos que o termo antecedente subordina (isto é, ocupa uma posição mais importante) o termo consequente.

A crase

De todos os assuntos que têm a ver com preposição, com certeza a crase é o que mais gera confusão na cabeça dos alunos. A crase acontece quando a preposição a se junta ao artigo feminino “a”. A função da crase é juntar essas duas palavras em uma só (como o que aconteceu quando o “por + o” se juntou para formar “pelo”, por exemplo). Vamos ver alguns exemplos:

  1. Vamos à fazenda. [ vamos a (preposição) + a (artigo feminino) fazenda ]
  2. Dirija-se à saída. [ dirija-se a (preposição) + a (artigo feminino) saída ]

Lembre-se sempre que, como a crase é a junção da preposição a com o artigo “a” (que é feminino) não existe crase antes de palavras no masculino!

  1. Vamos ao parque. [ vamos a (preposição) + o (artigo masculino) parque ]

Fique atento a essas regrinhas e a sua redação vai melhorar muito em pouco tempo. E, claro, a melhor dica que podemos te dar quando se trata de redação é: a prática leva à perfeição! Escreva, escreva e escreva mais um pouco!

Agora que você tirou suas dúvidas com a nossa aula de preposição, que tal dar uma olhada no nosso post sobre como fazer uma ótima redação para vestibulares e ENEM?

Posts relacionados

Deixe um comentário