Como as associações acadêmicas ajudam a exercitar a liderança?

6 minutos para ler

Agora que você se formou no ensino médio, está prestando vestibular e tem ótimas perspectivas de entrar em uma faculdade de renome, é hora de entender um pouco mais sobre o que as universidades podem oferecer.

Afinal, além do diploma, aprendizados e base para seu futuro profissional, o ambiente universitário é muito mais, há oportunidades internas que te preparam para o futuro, como as possíveis participações em associações acadêmicas.

Cada associação acadêmica pode ser definida como uma estrutura ligada à faculdade, oferecendo atuação variada para o aluno que qualifica sua participação política e social no curso e desenvolve habilidades como liderança e trabalho em equipe.

Quer saber mais sobre como cada associação acadêmica desenvolve liderança e habilidades essenciais para o futuro? Acompanhe o artigo e fique ligado!

Centro acadêmico

Pense no Centro Acadêmico como um grupo que representa apenas os estudantes, assim como existe uma organização para professores e outra para funcionários. Para isso, há representantes de cada curso, compondo um CA diferente de acordo com o tipo de divisão universitária.

É pelo CA que questões importantes são direcionadas tanto para discussão interna do curso a partir de assembleias e votações quanto para eventos e órgãos centrais, como o Conselho Universitário ou a própria reitoria.

O CA também é o responsável por oferecer suporte para atividades como:

  • eventos educacionais organizados pelo curso;
  • debates internos ou com convidados;
  • recepção de calouros;
  • festas e eventos do curso;
  • mobilizações políticas e reinvindicações;
  • mediação entre coletivos e grupos internos.

Tanto participar das atividades do Centro Acadêmico quanto se candidatar como representante é uma ótima oportunidade para começar a desenvolver liderança a partir da gestão de conflitos direcionados para o CA, além das obrigações com organizações de eventos, condução de assembleias, debates e roda de conversas.

Além disso, o universitário desenvolve oratória, negociação e constrói um bom networking e imagem responsável entre os outros representantes e colegas de curso.

Só um lembrete: cada universidade e curso possui um tipo de Centro Acadêmico que pode abranger variações e divisões internas, como Movimento Estudantil, Diretório Central de Estudantes e Grêmio Estudantil. Vale dar uma olhada nas divisões e diferenças antes de tomar uma decisão.

Empresa júnior

A empresa júnior é muito direcionada para formação do aluno como profissional mais preparado para o mercado. Assim, oferecem serviços realizados por estudantes, com preços mais baixos quando comparados ao mercado ou mesmo gratuitos para estudantes do curso, como:

  • consultoria empresarial;
  • marketing;
  • estratégias de negócios;
  • finanças;
  • qualidade;
  • recursos humanos.

Dentro das EJs, o estudante é treinado para oferecer tais atividades e se adaptar à rotina de uma empresa. Além disso, há eventos organizados por EJs que englobam tanto o público universitário quanto organizações do mercado, conectando pessoas, moldando oportunidades e oferecendo chances de o estudante criar seu networking.

Além disso, o integrante desenvolve habilidade que serão exigidas posteriormente, como:

  • capacidade de gerir organizações e eventos;
  • vivência pelo ritmo empresarial;
  • contato com situações que vão além da zona de conforto;
  • liderança a partir de projetos com responsabilidade do estudante ou conflitos eventuais.

As EJs crescem cada vez mais e oferecem possibilidade do estudante se qualificar sem comprometer seus estudos e, ainda por cima, a partir de mentoria e ensinamento de outros alunos, criando maior empatia para um ensinamento com paciência e seguindo um nível de equilíbrio.

Atlética

A AAA – Associação Atlética Acadêmica é a entidade formada por alunos responsável pela parte esportiva do curso. A partir da atlética os estudantes podem participar de atividades em seu tempo livre, como jogos e treinos internos ou mesmo competições entre cursos, unidades ou universidades.

A atlética não é associada a nenhuma empresa ou organização, porém, recebe apoio a partir do Centro Acadêmico, que direciona recursos e verbas oferecidas pela universidade. Assim, podem se mobilizar para campeonatos externos ou mesmo adquirir equipamentos próprios para cada atividade física oferecida.

Participando das atividades da atlética ou compondo um dos grupos esportivos, o estudante pode: melhorar a qualidade de vida, ter contato com outros colegas e criar ótimos relacionamentos, desenvolver o espírito de equipe tanto na organização quanto nos jogos em si e qualificar sua liderança a partir da atuação nas partidas, nos treinos, contato com a equipe e área burocrática.

Células de trabalho voluntário

Algumas universidades oferecem trabalho voluntário voltado para o atendimento da comunidade carente, jovens de baixa renda ou qualquer pessoa que precise de apoio.

É muito comum, por exemplo, atendimento psicológico gratuito, direcionamento para recolocação no mercado de trabalho, oficinas de atividades rentáveis e cursinhos preparatórios para jovens que irão prestar o vestibular.

Essas atividades trabalham principalmente com a autonomia do estudante e gestão de conflitos, considerando que não há grandes verbas para apoio do trabalho voluntário.

Além disso, o contato com pessoas de outra classe social ou mesmo em situações adversas à realidade do estudante diversificam o tato e ampliam a visão de mundo, tornando-o preparado para desafios e momentos inusitados quando estiver construindo sua carreira profissional.

Oportunidades adicionais

A associação acadêmica, em sua diversidade apresentada, é uma ótima oportunidade para se desenvolver e criar engajamento com os problemas da universidade, conflitos e necessidades do curso e pessoas envolvidas. Porém, há opções ainda ligadas à universidade que também desenvolvem liderança e outras habilidades, como:

  • programas de estágio (obrigatórios, internos ou externos);
  • grupos de estudo e pesquisa;
  • possíveis iniciações científicas individuais ou em grupo;
  • bolsas e programas de intercâmbio;
  • atividades extracurriculares como cursos de idiomas e artes no próprio curso;
  • possibilidade de assistir aulas de outras áreas para ampliar sua atuação.

Com essas possibilidades, o aluno que souber aproveitar a universidade estará preparado tanto para o mercado de trabalho quanto para os desafios empresariais e de sua rotina como profissional, principalmente em questões que envolvem gestão de pessoas, atividades, conflitos e etc.

Além disso, situações rotineiras serão encaradas de outra forma, assim como a própria visão do mundo e senso crítico e de julgamento.

A associação acadêmica está nos ambientes universitários para abrir o pensamento quadradinho que o aluno ainda pode ter ao sair do ensino médio. Assim, tira o estudante que fica apenas na sala de aula e o direciona para a tão esperada vivência. Aproveite o ambiente universitário, os colegas e as atividades para, logo no começo, se qualificar e de desenvolver!

Gostou das informações e pontos que separamos para você? Siga nosso Facebook e Instagram para ficar sempre atualizado das nossas dicas e novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário