Como estudar administração para concurso?

6 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

De fato, uma das matérias mais cobradas nos editais de concursos públicos é Administração. Seja qual for o concurso, provavelmente esse assunto será abordado em algum momento! Até porque, mesmo que não esteja no edital diretamente, ele pode estar escondido em outras matérias.

Por se tratar de uma matéria complexa e haver poucos textos que explicam como estudar administração para concurso, separamos neste post algumas dicas que poderão te ajudar na hora de começar a estudar! Interessado? Então, continue lendo e confira estas práticas para você se dar bem nos estudos!

Crie um planejamento de estudos

O primeiro passo para estudar, não só administração para concurso, mas todas as outras matérias, é criar um planejamento.

Determine as horas que você tem disponíveis para estudar e monte um cronograma, incluindo as horas de estudo e também as outras atividades da sua rotina. E não se esqueça das horas de descanso, que são extremamente importantes para que o aprendizado seja fixado em sua memória!

Então, horas definidas? Agora é o momento de distribuir todas as matérias — incluindo administração, é claro — no seu cronograma, determinando para cada uma delas a quantidade de horas e dias necessários para que o conteúdo seja aprendido.

E o mais importante: mude o seu cronograma de tempos em tempos, para que as horas de estudo não fiquem maçantes e acabem te desmotivando.

Selecione bem o material de administração para concurso

Administração é uma matéria muito ampla e cheia de vertentes, por isso, é fundamental que você saiba separa aquilo que, realmente, tem importância para o tipo de prova que você prestará daquilo que pode ser descartado sem prejudicar a sua aprendizagem.

Então, esqueça aquelas pilhas de livros e apostilas sobre administração que você têm acumuladas na sua casa, e foque no que, de fato, merece atenção.

Assim, além de otimizar seu tempo, sem perder as suas preciosas horas de estudo com assuntos irrelevantes, você terá um melhor aproveitamento do tema estudado. Afinal, é muito melhor estudar cinquenta páginas com conteúdo pertinente do que duzentas com tópicos que você nem usará, certo?

Escolha um bom curso

Mesmo que o edital do concurso que você almeja não tenha sido lançado, começar a estudar antecipadamente com a ajuda de editais antigos é uma dica valiosa para quem quer sair na frente dos outros candidatos

Nesse caso, escolha um curso cujo conteúdo estudado possa ser utilizado em diversas provas. Assim, mesmo que estude para determinado concurso, você poderá prestar outros com o conteúdo semelhante.

Outra dica é fazer cursos online. Apesar de ainda existirem cursos presenciais, os cursos a distância estão super em alta. Isso porque são bem mais flexíveis quanto aos horários, o que facilita na hora que o concurseiro for estudar.

Leia sobre as bancas

Existem dezenas de bancas examinadoras para concursos, e cada uma delas tem um estilo de prova, desde as exigências até o nível de dificuldade. Portanto, conhecendo bem a banca você evitará surpresas desagradáveis na hora da prova.

Dentro as principais bancas, estão:

  • Fundação Carlos Chagas (FCC): costuma trazer questões mais objetivas e sem muito mistério. Para ela, a principal dica é treinar a redação!
  • o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe): tem uma seleção de questões mais complexas, longas e cansativas. Nesse caso, a principal dica é treinar sua leitura dinâmica, focando nos pontos principais do texto para não perder tempo com as questões longas.
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV): uma banca imprevisível, e que sempre abusa de longos textos para interpretação. A principal dica aqui é estudar bem o edital.

Seja como for, procure saber mais sobre a banca escolhida para o concurso que você prestará. Dessa forma, você se sentirá mais preparado na hora de estudar, focando no que for, de fato, pedido na sua prova.

Faça exercícios

Não tem jeito: uma das melhores formas de estudar administração para concurso é fazendo exercícios de provas anteriores. Até porque algumas bancas, inclusive, usam questões anteriores em novas provas.

Por isso, faça e refaça os exercícios até que o conteúdo esteja bem sólido na sua memória. Mas não se esqueça de selecionar bem as questões que praticará. Afinal, como já dissemos, de nada adiante estudar questões mal feitas e confusas.

Outra dica que ajuda muito é estudar questões comentadas. Vários sites e canais do YouTube disponibilizam aulas exclusivas para esse tipo de conteúdo, em que os professores analisam as questões e dão dicas sobre a melhor forma de resolvê-las. Vale a pena conferir!

Revise a matéria

Também não adiantar ler uma quantidade absurda de conteúdo e não revisá-lo depois. Isso porque, segundo alguns estudos sobre o assunto, o que aprendemos é esquecido em cerca de uma semana após o estudo. É o que se chama de curva do esquecimento, muito utilizada na preparação para concursos.

Então, para que a revisão seja efetiva, primeiro você tem de entender o que está estudando. Afinal, de nada servirá você memorizar assuntos os quais você nem faz ideia do que sejam. Depois, passe para a revisão.

Tudo o que você aprendeu hoje, revise no dia seguinte, e continue assim durante toda a sua jornada de estudo. Essa revisão precisa ser contínua, e pode ser feita de diversas maneiras.

Pode ser por meio de mapas mentais, resumos, resolução de questões, videoaulas, marcação de textos ou até flashcards. Sinta-se livre para usar a técnica que mais dê certo com o seu estilo de aprendizagem, mas não se esqueça: revise o conteúdo continuamente!

Enfim, como você viu até aqui, seja para estudar administração para concurso ou qualquer outra matéria, é necessário ter foco e determinação.

Monte um cronograma de estudos, selecione bem o seu material, escolha um bom curso, faça muitas questões, conheça bem as bancas examinadoras (principalmente a banca da prova que você prestará!) e revise bem todo o conteúdo aprendido.

Seguindo estes passos, é impossível não alcançar a tão sonhada aprovação! E agora que você sabe como otimizar o seu tempo e fazer o estudo render, está na hora de colocar todas as dicas em práticas!

Então, que tal conhecer um pouco sobre os nossos cursos preparatórios? Entre em contato e saiba mais sobre os cursos oferecidos!

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário