Como fazer a redação perfeita: o guia absolutamente completo

12 minutos para ler

1. Introdução

A preparação para concursos e vestibulares não é uma tarefa fácil. Além de toda a extensa carga de conteúdo que é preciso estudar para as provas de múltipla escolha, é impossível não se preocupar com a redação. Por ter um grande peso na nota, ela pode assustar muitos estudantes, mas, ao contrário do que você pode estar pensando, fazer uma redação perfeita não é tão impossível assim, e hoje vamos te mostrar isso!

Produzir um texto com coerência é mais simples do que você imagina, pois ele não deve ser rebuscado e conter diversas palavras difíceis, mas, sim, ser simples o suficiente para transmitir sua mensagem com clareza.

A redação serve para testar suas habilidades ao debater o tema proposto. Portanto, além da boa escrita e de um português claro, é fundamental escrever um conteúdo sobre o tema utilizando argumentos que sejam pertinentes. Para isso, você deve ter conhecimento sobre assuntos atuais que estão sendo debatidos na mídia e nas redes sociais.

Elaboramos este e-book como um guia completo para auxiliá-lo a produzir uma redação perfeita, seja em um concurso ou no vestibular. Aproveite este material e todas as dicas e informações listadas a seguir. Boa leitura!

2. Como começar uma redação

Vencer a barreira de começar a escrever no papel em branco não é uma tarefa simples, até porque uma das maiores dificuldades de muitas pessoas é justamente iniciar o texto. Sendo assim, o primeiro passo para começar uma redação é ter em mente que ela não é um bicho de sete cabeças. Feito isso, você pode recorrer a uma série de passos para ir bem na construção do seu conteúdo ou, quem sabe, tirar a nota máxima!

Nos meses que antecedem a prova, você precisa estar por dentro dos possíveis temas da redação — normalmente, são assuntos que fazem o candidato refletir sobre o coletivo. Com um bom texto em mãos, você consegue fazer sua média subir, mesmo que tenha dificuldade em uma das provas.

Confira a seguir três dicas para você começar a redação e dar o primeiro passo para conseguir a sua tão sonhada aprovação!

2.1. Leitura é fundamental

Chegou a hora de iniciar a prova? Confira o tema da redação e leia atentamente as questões da prova, na interpretação você pode ter alguma informação para ajudá-lo com o seu texto. Não deixe de ler várias vezes todos os textos de apoio e não fuja do assunto proposto no enunciado, já que os candidatos que cometem esse tipo de erro podem sofrer penalidade de 50% na sua nota.

2.2. Crie uma árvore de ideias

Finalizada a leitura de toda a prova, faça uma lista com os todas as ideias (todas mesmo!) que surgirem à sua cabeça ao pensar no tema. Após a criação do esboço, faça a seleção do que realmente é relevante para o texto e defina uma palavra-chave que resuma cada uma dessas ideias, pois elas serão transformadas em argumentos no desenvolvimento da sua redação.

A tese do texto que você produzirá deve ter uma conexão com os argumentos que você escolher. Caso você não consiga pensar em, pelo menos, duas ideias, é porque elas ainda não estão bem articuladas no seu texto.

2.3. Defina seus argumentos

É imprescindível que você estabeleça uma linha de raciocínio do início ao fim da sua redação. O formato da maioria das redações é a dissertação-argumentativa, portanto, ao definir as ideias que você for adotar no seu texto, pense em quais argumentos você utilizará para defender o seu ponto de vista. Quanto maior a familiaridade com o tema, mais fácil será a defesa do seu discurso — você pode (e deve!) criar um rascunho com o esboço das suas ideias principais.

Demonstre autonomia das suas ideias e mostre que é capaz de seguir sua própria linha de raciocínio. Além disso, fugir de frases prontas e clichês podem garantir alguns pontinhos a mais na nota, mas tome cuidado com o tom emotivo que você adotará na sua redação.

Mesmo que você seja apaixonado pelo tema, mantenha cautela ao demonstrar isso. Afinal, você está fazendo uma prova para entrar em uma universidade ou no seu emprego dos sonhos. Sendo assim, o examinador avaliará o seu poder de comunicação e não a sua paixão pelo assunto.

3. Como desenvolver a redação corretamente

Existe uma variedade de tipos de redação: há redações e Redações — com R maiúsculo mesmo. No primeiro caso, o objetivo da mensagem foi atingido, mas apenas em sua superfície e não foram aproveitadas todas as oportunidades que o tema tem a oferecer. Já no segundo caso, foi alcançado um texto bem organizado, coerente e fiel ao tema.

Como falamos acima, não é necessário ser um escritor exemplar ou ter muita experiência em redações para escrever um bom conteúdo. A princípio, basta que você atenda às solicitações que o time avaliador deseja, e elas podem variar.

Contudo, no geral, as redações nota 10 seguem um mesmo padrão. Portanto, para te colocar no lugar certo elaboramos algumas dicas que certamente o ajudará no desenvolvimento da redação perfeita. Confira abaixo!

3.1. Ingredientes para um bolo

Ao começar a desenvolver a redação perfeita é preciso saber que um bom texto possui toda uma ordem de preparo, e que certas normas precisam ser respeitadas. Assim como um bolo, um conteúdo de qualidade possui uma ordem ideal de como as coisas devem estar, ou seja, uma estrutura para o preparo.

Para isso, o ideal é colocar em um papel quais ideias seu texto abordará, bem como as propostas e a mensagem que você deseja passar. Depois de definidas, as informações devem seguir uma organização, que é composta de introdução, desenvolvimento e conclusão do texto. Veja o que cada uma das etapas deve conter:

3.1.1. Introdução

As boas-vindas do seu texto devem ser um resumo básico das ideias que você abordará. Na introdução, de forma objetiva, você deve fazer uma apresentação do tema e o recorte que você fará ao longo do desenvolvimento. Isso faz com que o leitor entenda a sua linha de raciocínio logo no início da leitura. Ela tem, geralmente, cerca de 3 a 5 frases e pode ser escrita no final da dissertação, pois, assim, você garante que todas as propostas abordadas na etapa seguinte sejam contempladas.

3.1.2. Desenvolvimento

Se produzir uma redação fosse como fazer um bolo, o desenvolvimento seria o recheio. Na dissertação-argumentativa, é preciso utilizar argumentos para defender sua ideia — essa etapa pode conter entre 2 e 4 parágrafos, onde serão discutidos os pontos de acordo tema proposto e as ideias coletadas. Por isso, apresente o seu raciocínio de forma clara para que o seu ponto de vista seja bem compreendido durante a leitura. Uma boa alternativa é dividir cada um em um parágrafo próprio.

3.1.3. Conclusão

A conclusão nada mais é do que o momento de você encerrar o debate do tema. Desse modo, retome e justifique os argumentos que você utilizou na introdução para confirmar suas ideias. Ela ocupa um parágrafo com 3 ou 4 frases, e é onde colocamos a cereja do bolo, dando o toque final ao raciocínio proposto.

3.2. Fazendo o bolo

Para desenvolver cada uma das etapas, aí vão algumas dicas: para a introdução, perguntar a si mesmo qual a sua opinião sobre o assunto já é um bom começo. No desenvolvimento o ideal é se questionar como você pode provar esse ponto de vista, quais as causas e consequências, como isso acontece e como o assunto pode ser executado. Já para a conclusão, a pergunta que você deve fazer é “qual a lição que se pode tirar disso?”.

A partir das respostas para essas perguntas, você pode desenvolver a sua redação. No geral, os avaliadores a veem como um texto dividido em blocos, e por isso é importante que você tenha essa consciência. Saiba analisar e construir individualmente cada uma dessas etapas, mas sempre pensando em realizar um “casamento” entre elas. A falta de cuidado na hora de juntar as partes pode causar o efeito contrário e seu bolo pode ficar com um gosto ruim!

3.3. Colocando a cobertura e confeitos no bolo

É importante saber linkar cada uma das frases da sua redação, de forma que seu texto não fique parecendo um punhado de trechos soltos e aleatórios. Pense em um bolo decorado com pequenos confeitos que seguem um a um as bordas ao redor do doce — cada confeito “puxa” o outro e assim sucessivamente. Assim é um bom texto e cada uma das sentenças que o formam.

Todas as ideias devem seguir uma lógica de fácil entendimento. Cometer erros e faltar com coerência e conexão entre as frases são algumas das razões que fazem com que desenvolver uma redação seja, diretamente, bem mais difícil de se executar.

Portanto, a dica é: rascunhe sua redação — esse é o momento ideal de criar a primeira versão do seu texto. Foque no seu conteúdo e veja se os argumentos que você colocou estão bem amarrados e fazem sentido juntos. Depois chegará a etapa de dar mais atenção à gramática e ao tamanho do texto — escrever menos ou mais que o limite pode gerar a perda de pontos ou até mesmo uma eliminação!

4. Faça uma revisão minuciosa

Realizar uma revisão caprichada na redação antes de entrega-la é fundamental para que você não caia em nenhuma armadilha produzida por você mesmo. É preciso dominar a Língua Portuguesa na hora escrever seu texto, pois os erros de ortografia, acentuação, concordância e conjugação trazem diversas penalidades aos candidatos.

Por isso, tenha muita atenção na hora de corrigir os errinhos na sua redação. Surgiu aquela dúvida na grafia de alguma palavra? Troque por um sinônimo!

Você também deve inserir as palavras-chaves que dizem respeito ao tema na redação. Citar autores e referências bibliográficas é outra estratégia que mostra que você entende bem do assunto. Ah, e não se esqueça de avaliar se há coerência entre as frases e não deixe de usar uma caligrafia legível. Quer caprichar ainda mais na revisão do seu texto? Fique atento as dicas listadas abaixo!

4.1. Estrutura

A redação deve ser composta de uma sequência de fatos com uma lógica-temporal. Além disso, observe se existe um tema central que oriente o texto ou se há um conflito básico a ser solucionado ao longo dele.

4.2. Gramática

Observe se as palavras estão escritas da maneira correta, fique atento se há vírgulas no lugar de ponto final ou em excesso — ou até mesmo a falta delas. Verifique também se os verbos concordam com seus sujeitos e os substantivos com o artigo, pronome, adjetivo ou numeral que os acompanha.

regência do verbo deve estar coerente com o seu complemento, e não deixe de conferir se os pronomes estão posicionados corretamente.

4.3. Estilística

Verifique se há repetição de palavras, pois elas podem empobrecer o seu conteúdo, e dê preferência para frases curtas, pois o contrário pode deixar o texto confuso. Além disso, os elementos conectivos (mas, contudo, entretanto etc.) são essenciais para manter a coesão do texto.

4.4. Estética

Letra legível não quer dizer letra bonita, mas, sim, fácil entendimento para o leitor, no caso, para a banca corretora da redação. As palavras devem ir até o fim da linha para que as margens fiquem adequadas, e os parágrafos devem ser divididos de forma estruturada e com pontuação adequada.

O melhor é que não haja rasuras na redação, mas, caso você erre, risque o termo com um só risco e coloque-o entre parênteses. Em seguida, continue o seu texto normalmente.

Depois de finalizada a revisão, é hora da última etapa da redação: passá-la a limpo na folha da prova. Com o texto no rascunho, respeitando o limite de linhas proposto, copie o conteúdo desenvolvido no espaço adequado e entregue a prova. Agora é só aguardar o resultado!

5. Conclusão

Dúvidas de como fazer a redação perfeita estão na cabeça da maioria dos estudantes. Contudo, ao longo deste e-book, apresentamos inúmeras informações e dicas relevantes para que você mande bem na hora de desenvolvê-la durante a avaliação.

A preparação para uma prova de concurso ou vestibular não é uma tarefa simples, e é preciso ter muita dedicação para dar conta de todos os conteúdos — a redação que o diga, ela é bem mais do que só treinar a escrita. Toda via, com todas essas dicas e praticando exercícios, você estará mais bem preparado para o grande dia. Portanto, aproveite todo o conhecimento absorvido e produza um excelente texto!

Posts relacionados

Deixe um comentário