Como orientação vocacional pode te ajudar a ter sucesso na carreira?

6 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Medicina? Direito? Administração? São tantas áreas que, para muitas pessoas, é difícil decidir para qual curso prestar vestibular. Nesse contexto, uma orientação vocacional pode ser fundamental para realizar a escolha certa para o seu futuro profissional e evitar arrependimentos.

A decisão de qual formação seguir tem grande importância, pois influencia todas as áreas da vida da pessoa. Dessa forma, deve ser considerada com muita calma e clareza. Continue lendo para entender como a orientação vocacional ajuda nesse processo!

Quais são as principais dificuldades na hora de escolher a profissão correta?

Para muitos estudantes do ensino médio, escolher uma graduação é um momento angustiante. Na infância, a pergunta “o que você quer ser quando crescer?” é apenas uma conversa banal sobre algo ainda distante. Já na adolescência, essa questão assume um tom mais sério e o jovem passa a se sentir cada vez mais pressionado a tomar uma decisão.

Muitos são os motivos que deixam os futuros profissionais em dúvida. Entre os mais comuns, estão:

  • ausência de intimidade com a área desejada;
  • falta de percepção sobre suas habilidades e interesses;
  • influência de amigos ou pais;
  • carência de orientação e/ou apoio durante a escolha;
  • insegurança quanto à sua decisão;
  • preocupação quanto ao retorno financeiro;
  • falta de informação sobre a realidade prática das profissões.

Essas são algumas dificuldades enfrentadas nesse momento de transição para a vida adulta. Nesse contexto, o peso de escolha de uma profissão — que também tem consequências na vida pessoal do jovem — costuma ser elevado.

No entanto, é preciso lembrar que optar por uma faculdade não é sobre ter certeza do que você quer ser e o jovem deve evitar se cobrar tanto, uma vez que essa decisão não é obrigatoriamente definitiva.

É possível mudar de curso se o estudante não sentir que aquela foi a alternativa mais acertada. Contudo, uma orientação vocacional pode evitar decepções e perda de tempo, de forma que o profissional comece logo a construir uma carreira sólida na sua área de aptidão e interesse.

Por que a orientação vocacional é uma ferramenta importante?

Na escola, nem sempre o estudante tem contato com a realidade das carreiras. Desse modo, muitas vezes, o jovem não está tão preparado assim para confrontar o mercado de trabalho e a vida profissional. Nessa situação, a orientação vocacional é relevante para auxiliar a pessoa a fazer uma escolha mais acertada e consciente. Com isso, as chances de frustração e transtornos futuros diminuem.

Apesar de ser mais comum que estudantes do ensino fundamental e médio busquem esse auxílio, uma orientação profissional pode ser útil, até mesmo para quem já está no mercado de trabalho, mas se sente insatisfeito com a atividade atual ou quer fazer modificações no seu plano de carreira.

A orientação vocacional proporciona ao estudante uma oportunidade de analisar os diferentes campos profissionais e também serve como oportunidade de o jovem alinhar as suas habilidades e características com o seu projeto de vida.

Portanto, é um momento de autoconhecimento e reflexão que fornece apoio para a pessoa decidir por uma profissão, sendo fundamental para aqueles que desejam desenvolver sua carreira desde cedo.

Quais os benefícios de contar com alguém para ajudar nessa escolha?

A orientação vocacional é uma ferramenta extremamente relevante para quem está em dúvida em relação à faculdade e à carreira. Confira alguns benefícios de contar com um auxílio profissional nesse processo de decisão:

Evita decepções e perda de tempo

Uma orientação vocacional adequada ajuda a evitar desapontamentos e também a economizar tempo do jovem profissional, uma vez que diminui a chance de o estudante mudar de curso por não saber ao certo o que deseja para o futuro.

Dá mais segurança ao jovem

Ainda que o estudante tenha uma ideia de qual área seguir, por vezes, certas inseguranças aparecem por receio de tomar uma decisão equivocada. Assim, um profissional pode auxiliar o jovem a se fortalecer no momento da escolha.

Proporciona autoconhecimento

Outra vantagem da orientação é a possibilidade de aumentar o seu autoconhecimento. Com assistência, a pessoa percebe quais são as suas habilidades e pontos mais fortes e, desse modo, pode descobrir a sua verdadeira vocação profissional.

Ajuda a impulsionar sua carreira

Uma orientação vocacional pode ser o primeiro passo na construção de uma carreira de sucesso, já que incentiva o jovem a entender quais são os seus desejos profissionais e, assim, a pessoa pode focar desde antes da faculdade a estruturação do seu futuro no mercado de trabalho.

Quando é o momento ideal para buscar uma orientação?

O serviço de orientação vocacional costuma ser muito procurado por adolescentes, sobretudo, no segundo ou terceiro ano do ensino médio. Porém, é indicado para qualquer pessoa que tenha dúvidas ou esteja angustiada sobre o seu futuro profissional.

A orientação pode ser útil tanto para quem não tem nenhuma ideia de qual área seguir quanto para aqueles que estão em divididos entre duas ou três opções de graduação.

Como e onde encontrar orientação vocacional adequada?

Geralmente, a orientação vocacional é realizada por psicólogos ou psicopedagogos especializados. Esse serviço é oferecido por universidade e clínicas, podendo ser feito em grupo ou individualmente.

Durante o processo, o jovem é incentivado a pesquisar melhor sobre cada carreira que deseja seguir e também a refletir sobre suas preferências e habilidades. Muitas vezes, a orientação inclui a aplicação de testes e a realização de dinâmicas que levem a pessoa a pensar sobre seu futuro.

Há ainda os sites que oferecem testes online gratuitos, que podem ajudar o estudante a ter uma referência de quais são as suas áreas de maior afinidade. No entanto, não devem ser entendidos como determinantes para uma decisão, já que há outros aspectos envolvidos na escolha que são ignorados em uma avaliação genérica.

Uma nova modalidade que tem surgido é o coaching vocacional. Esse profissional ajuda a pessoa a estabelecer metas profissionais e, com isso, o jovem desenvolve inteligência emocional para construir uma carreira de sucesso.

Para concluir, vale a pena procurar uma orientação vocacional caso você tenha dúvidas sobre a escolha do curso certo. Um profissional pode ser fundamental para colocar em perspectiva os seus anseios para o futuro e te ajudar a encontrar o caminho certo para o sucesso!

Pensando em buscar uma orientação vocacional? Já tentou, mas ainda tem dúvidas sobre o seu futuro profissional? Conte para gente sua opinião ou experiência no assunto! Deixe um comentário aqui no post!

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário