Como planejar viagens para fazer provas de concurso?

7 minutos para ler

Quem é concurseiro sabe: muitas vezes, aquela oportunidade imperdível pode surgir a centenas de quilômetros de distância — e desperdiçá-la não é uma opção. Além disso, fazer provas em outras regiões é certamente ampliar as chances de aprovação.

Nesses casos, além de nos prepararmos para as provas de concurso, mantendo o foco, a disciplina e uma rotina de estudos bem estruturada, precisamos nos atentar a um outro fator: a viagem até a cidade onde elas acontecerão.

Se você está nessa situação ou está aberto a realizar uma prova de concurso longe da região onde mora, não se preocupe.

Colocando em prática uma série de dicas simples, porém eficientes, é possível planejar a sua viagem de maneira descomplicada e, o principal, sem atrapalhar os seus estudos. Quer entender melhor sobre o que estamos falando? Continue a leitura do artigo!

Estude a cidade

Essa é uma dica que vale para todos os tipos de viagem — o que não poderia ser diferente para quem pretende viajar para fazer uma prova de concurso.

Saiba que a preparação para o grande momento acontece muito antes de comprar as passagens ou finalmente reservar a hospedagem. Ela acontece no momento onde você estuda o local que visitará.

Sendo assim, procure pelo máximo de informações possível sobre a cidade. Pesquise sobre os tipos de transporte que poderão ser utilizados no deslocamento até a prova: algumas cidades possuem metrô, outras só ônibus… Além disso, essas informações ajudarão você a procurar por opções de acomodação em localidades estratégicas.

Por fim, informações sobre fuso horário e até mesmo sobre como anda o clima da cidade podem ser de grande ajuda,

A primeira uma vez que as regiões norte e nordeste não aderem ao horário de verão (o que não pode passar despercebido por você) e a segunda para ajudar no momento da preparação da bagagem, afinal, você não quer que circunstâncias como passar frio ou calor acabem atrapalhando a sua estadia e, pior, a execução da prova, certo?

Decida qual o melhor meio de transporte

Definir de que modo você chegará à cidade onde acontecerá a prova de concurso é definitivamente um dos passos mais importantes do seu planejamento. Aqui, quanto mais as coisas forem decididas com antecedência, melhor.

Isso porque existem diversas variáveis a serem consideradas, como o tempo da viagem e o preço das passagens. Comprar bilhetes aéreos com certa antecedência acaba sempre saindo barato que deixar para a última hora, por exemplo.

Já as passagens de ônibus não costumam sofrer alterações no preço, no entanto, mas a disponibilidade de lugares pode ser um fator complicador quando se compra os bilhetes no dia anterior à viagem.

Se o local do exame estiver no raio de até 200 quilômetros, uma opção interessante pode ser utilizar um carro próprio ou compartilhar um veículo com amigos que também prestarão provas na mesma região. Dependendo do número de pessoas, o custo-benefício pode valer a pena.

Existem também as excursões específicas para concurseiros. Nesses casos, para não correr riscos que poderiam ter sido evitados, é fundamental pesquisar o histórico da empresa antes de contratar os seus serviços.

Reserve a hospedagem o quanto antes

Assim como a compra das passagens, a reserva da hospedagem deve ser feita com o máximo de antecedência possível. Isso porque, especialmente quando se trata de um exame concorrido, os hotéis da cidade costumam lotar rapidamente.

Uma dica interessante nesse momento é buscar opiniões em grupos de concursos nas redes sociais, conversando com os outros concurseiros e pedindo indicações de hotéis em boas localizações, para que não corra o risco de se hospedar em regiões perigosas, por exemplo.

A preferência deve ser dada aos hotéis que estejam na área central ou em bairros com fácil acesso aos meios de transportes, restaurantes e outras necessidades.

Além disso, é válido considerar outros tipos de acomodação, como hostels e quartos do AirBnB, por exemplo. O que você precisa realmente é se acomodar, se preparar para o exame e ter uma boa noite de sono,

Chegue com antecedência e conheça o local da prova

É fundamental separar um tempo para conhecer o local da prova, sobretudo quando se trata de cidades as quais você ainda não conhece.

Um erro bastante comum entre os concurseiros é deixar para fazer isso justamente no dia do exame, planejando chegar algumas horas antes da prova e achando que isso será o suficiente. Contudo, não podemos deixar de lado o fato de que imprevistos acontecem.

E se a cidade estiver em obras, fazendo com que o seu trajeto leve mais tempo que o necessário? E se o seu ônibus estragar? Infelizmente, existem várias possibilidades e isso não pode ser deixado de lado.

Dessa forma, o ideal é chegar à cidade com, pelo menos, um dia de antecedência e, logo em seguida, visitar o local da prova, decidindo qual será o transporte utilizado no dia do exame e observando o caminho e a duração do trajeto.

Leve apenas o indispensável

Leve para a viagem apenas aquilo que você de fato utilizará, como vestuário, artigos de higiene, canetas, documentação, carregador de celular e demais coisas que possa precisar.

Caso a viagem for longa, é interessante levar lanches leves e saudáveis, como frutas, sucos, cereais e sanduíches caseiros.

Planeje o dia anterior à prova

No dia anterior ao exame, procure relaxar na medida do possível. Não consuma bebidas alcoólicas e nem abuse de nenhuma substância que possa afetar o seu desempenho na manhã seguinte. Além disso, procure não ingerir alimentos pesados ou mesmo aquelas comidas típicas que nunca comeu antes, afinal, não é possível prever como o seu organismo vai reagir.

Quanto aos estudos, alguns afirmam que de nada adianta revisar no dia anterior à prova. Outros, acreditam que a prática rende resultados. Aqui, faça o que for mais indicado para você, sem causar ansiedade nem comprometer o seu sono.

Por último, mas definitivamente não menos importante, confira a sua documentação. Verifique se está com todos os documentos exigidos para entrar no local do exame em mãos, como:

  • documento original com foto (carteira de identidade, motorista ou de trabalho);

  • cartão de confirmação de inscrição e boleto da taxa de pagamento, caso exigido.

Viu como planejar uma viagem para fazer provas de concurso não precisa ser um bicho de sete cabeças? Com a devida preparação, tenha a certeza de que tudo sairá conforme o esperado. Sendo assim, coloque em prática as dicas apontadas no artigo e dedique-se ao máximo à sua rotina de estudos — dessa forma, a aprovação estará mais próxima que você imagina!

E você, gostou do post de hoje? Para receber em primeira mão conteúdos como este em sua caixa de entrada, não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário