Concurso cancelado: como se reorganizar caso aconteça

6 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Quem estuda para concursos há algum tempo sabe que imprevistos acontecem mais frequentemente do que imaginamos. Um dos mais comuns é ter o concurso cancelado, seja por irregularidades no edital, fraudes durante a aplicação da prova ou vazamentos de questões.

Se você está passando por essa situação, não se desespere! O cancelamento do processo seletivo pode ser favorável para você. No caso de adiamento da prova, haverá mais tempo para estudar.

Muitos candidatos acabam ficando desmotivados e simplesmente desistem, mas esse não será o seu caso. O que fazer no caso de um concurso cancelado? Confira algumas dicas que separamos para te ajudar:

Continue os estudos

Uma prova cancelada pode ser remarcada para os próximos meses ou não ter previsão. Nos dois casos, é importante continuar estudando. Se você começou a se preparar para concursos há pouco tempo, é importante dominar as disciplinas básicas, que aparecem frequentemente na maioria das seleções.

Por isso, antes de escolher uma prova específica, estude o geral. Domine principalmente matérias como Direito Administrativo, Direito Constitucional, Gramática, Informática, Matemática e Raciocínio Lógico. Essas são as mais recorrentes nos exames. Uma boa forma de começar os estudos é investindo em um curso preparatório.

Se você já é um concurseiro experiente e está se preparando para um concurso específico, busque outras provas que sejam relacionadas. Se o seu objetivo é uma vaga no judiciário de um estado e a seleção foi cancelada, procure exames de órgãos similares em outros locais (ou mesmo federais).

Mantenha sua rotina de estudos e, se não for possível encontrar outros concursos relacionados, avalie sua estratégia. Caso o exame cancelado seja remarcado para os próximos meses, continue focado para a prova específica; caso contrário, busque outras opções, mas siga estudando.

Busque reparação pelo concurso cancelado

Se seu concurso foi cancelado, você tem direito a algumas reparações, dependendo do caso. Se ele foi anulado após a realização da prova, é possível solicitar o reembolso do valor de inscrição e também dos gastos com transporte e hospedagem, caso a prova tenha sido realizada em cidade diferente da que o candidato reside.

Em relação a danos morais e investimentos em cursos preparatórios, não cabe indenização. O Supremo Tribunal Federal se manifestou sobre o caso no Recurso Extraordinário n.º 662405, de relatoria do Ministro Luiz Fux.

Ter um grupo com colegas que farão o mesmo concurso que você pode ser uma boa ideia. Quando vários candidatos encontram irregularidades no edital ou na aplicação da prova, uma representação ao Ministério Público em conjunto pode ser mais eficiente do que várias manifestações individuais.

Da mesma forma, sendo necessário o pedido de ressarcimento quando um concurso é cancelado, a manifestação em conjunto perante o órgão da Administração Pública responsável pela seleção é uma solução inteligente.

Um erro muito comum é fazer vista grossa para irregularidades por receio do cancelamento do processo. Ao presenciar qualquer vestígio de irregularidade no edital ou no dia da prova, faça sua denúncia. Fraudes servem somente para beneficiar candidatos mal-intencionados, que buscam tirar vantagens à custa de pessoas honestas e estudiosas.

Seja confiante em sua capacidade, valorize o seu esforço e o de colegas comprometidos. Um concurso cancelado pode ampliar suas chances de aprovação, eliminando candidatos despreparados e desonestos, além de garantir mais tempo para estudar.

Elabore uma estratégia de estudo

Ser organizado faz toda a diferença. Estudar sem um planejamento pode ser tempo jogado fora e, por esse motivo, elaborar uma estratégia que funcione para você é importante. Cada um tem uma rotina de estudos diferente: aquilo que funciona para um colega pode não ser eficiente para o seu caso.

Reserve um tempo para colocar as coisas em ordem. Faça uma grade de horários para cada matéria, tenha um tempo reservado para a resolução de exercícios, compareça e assista às aulas — essas são boas maneiras de começar. Ter uma agenda bem definida faz com que você não se perca ou divague durante os estudos.

Tão importante quanto elaborar um planejamento é segui-lo. Candidatos disciplinados são aprovados. Sabemos que não é fácil manter a motivação e, a cada reprovação, torna-se mais difícil continuar estudando.

Para manter os ânimos de pé, reflita sobre o seu progresso. Qual era o seu desempenho nas provas quando começou a estudar? E agora, está melhor? Se a resposta for positiva, mantenha sua estratégia de preparação. Se for negativa, não desista. Faça uma autocrítica e repense seu planejamento.

Lembre-se: cada reprovação é um aprendizado diferente. Portanto, sempre que fizer uma prova, realize uma correção para saber em quais disciplinas sua performance é melhor e em quais você tem maior dificuldade.

Utilize essa informação para alterar sua escala de estudos, dando prioridade aos assuntos nos quais seu desempenho ficou abaixo do esperado. Caso o problema persista enquanto estuda sozinho, conte com a ajuda de cursos de disciplinas isoladas. É assim que você se diferencia dos demais candidatos: com persistência e aperfeiçoamento.

Mantenha o equilíbrio

Muitas pessoas precisam conciliar família, trabalho e estudos. Já outras têm mais horas disponíveis para dedicarem exclusivamente aos estudos. Em todos os casos, o equilíbrio é fundamental.

ansiedade é natural a quem se prepara para concursos e pode ficar ainda pior no caso de um processo seletivo cancelado. Estar estudando e focado não significa que sua vida parou até a aprovação. A ansiedade e o nervosismo podem comprometer o seu desempenho, por maior que seja o seu preparo.

Ter controle emocional te coloca à frente de muitos candidatos. Não se prive de momentos de descanso e lazer porque está estudando. Quando nos confinamos em um quarto (ou biblioteca) e esquecemos a vida lá fora, a tendência é ficarmos mais depressivos e ansiosos.

É necessário, certamente, abrir mão de alguns prazeres de vez em quando, mas não sempre. Estabeleça metas semanais, mensais e semestrais. Ao cumprir cada uma delas, permita-se uma recompensa: um jantar com os amigos, assistir a alguns episódios de sua série favorita ou passar um tempo com a família, entre outras opções.

Continue no caminho para realizar seu sonho de aprovação em um concurso público. Não deixe que contratempos pequenos — como um processo seletivo cancelado — te abalem ou levem à desistência.

Nossas dicas foram úteis? Você já passou pela situação de ter um concurso cancelado? Como foi a sensação e como você a superou? Divida sua experiência com a gente nos comentários!

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário