Confira 3 dicas para concursos da área da saúde

4 minutos para ler

Em tempos de crise, a busca por uma remuneração justa e estabilidade no trabalho é cada vez mais valorizada. E em 2017, as oportunidades para quem deseja seguir uma carreira pública são diversas em todo o país.

Sendo assim, os profissionais de nível técnico ou superior na área da saúde podem encontrar muitas chances de atuar como médicos, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, auxiliares, dentre outras ocupações no serviço público.

Neste artigo você vai conhecer os principais concursos da área da saúde e ficar por dentro de algumas dicas para conquistar a vaga que deseja!

1. Conheça os princípios do SUS

Se você deseja seguir a carreira acadêmica em uma universidade, ou por outro lado, é um profissional que deseja trabalhar na prática, cuidando de pessoas e salvando vidas dentro de um hospital, é bem provável que você tenha algumas noções sobre a legislação do SUS.

Os concurseiros que estudam para seleções desse tipo, com certeza verão o assunto “Princípios do SUS” presentes no edital. As bancas procuram abordar questões diretas para ter certeza de que os candidatos dominam esse tema.

Além de poder trabalhar como pesquisador teórico, psicopedagogo, técnico de laboratório ou ainda atendendo pacientes de forma direta (psicólogo, médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, etc.) e realizando cirurgias, essa matéria também é de vital importância para quem quer ocupar qualquer cargo dentro da Secretaria de Estado de Saúde, ou Sistema Único de Saúde.

Esses tipos de concursos da área da saúde costumam ser os mais comuns e disputados por oferecerem excelente remuneração e a possibilidade de exercer sua ocupação de forma dinâmica.

2. Desenvolva seu raciocínio lógico

Frequentemente, o Ministério da Saúde oferece um grande número de concursos, que atendem diversos campos de conhecimento (administração, análise, programas sociais, etc.) e são procurados por estudantes de todos os níveis.

As matérias comuns em todas as áreas incluem: língua portuguesa, conhecimentos específicos e raciocínio lógico. Muitas pessoas não sabem como se preparar para as questões dessa última área, que abordam a matemática, geometria e interpretação.

Normalmente, os assuntos mais cobrados pela banca são: probabilidade, lógica de primeira ordem, análise combinatória e sequências. Para treinar, nada melhor do que resolver as questões de concursos anteriores.

Porém, nada impede que você já desenvolva sua argumentação lógica com antecedência. Procure se entreter com aplicativos, jogos, desafios e exercícios mentais que trabalhem sua mente antes mesmo da publicação do edital.

3. Mude seu comportamento e pense positivo

Muitos concursos da área da saúde, que são divulgados constantemente por prefeituras, incluem opções para muitas profissões nessa área, desde médicos especializados a educadores físicos.

No entanto, apesar dos inúmeros benefícios financeiros oferecidos e carga horária reduzida, é comum que o candidato desanime perante o cenário político e econômico atual, que disponibiliza poucas vagas para cada cargo.

Entretanto, é preciso manter uma postura confiante e positiva. Não se torture pensando nas suas chances, históricos de concorrentes e quantidade de vagas ofertadas. Afinal de contas, você só precisa de uma, não é mesmo?

Por fim, tenha em mente que a aprovação em concursos da área da saúde não implicará em meras ocupações burocráticas e sim em um trabalho humano. O ofício nessa área pode ser muito gratificante por representar uma doação de amor e atenção ao próximo, por isso, é preciso ter certeza de que essa também é sua vocação.

Gostou das dicas? Quer conhecer outros métodos de estudo e preparação para se dar bem nos concursos públicos? Siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube — e fique por dentro de todas as novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário