Você não está conseguindo bons resultados com os estudos? Está perdido no meio de tanto assunto? Com tantas informações à nossa volta e com uma quantidade de conteúdo que só cresce, é normal ter dificuldade em organizar bem o tempo. Por isso, é importante conhecer as melhores práticas de estudo para concurseiros e garantir o sucesso nas provas.
Para conquistar o tão desejado título de servidor público, é preciso consistência na hora de estudar. E, para isso, é necessário que você tome a decisão de planejar melhor os seus estudos e o seu tempo.
Planejando e cumprindo corretamente o seu ciclo de estudos, você estará mais do que meio caminho andado para a vitória. E conhecendo as nossas seis melhores práticas de estudo, com certeza, você está mais perto do que nunca de alcançar a almejada vaga em um concurso. Confira!
1. Cuide de seu bem-estar e saúde
Uma alimentação saudável e boas horas de sono são tão essenciais quanto os estudos para o seu sucesso no concurso. Um concurseiro saudável e com sono em dia, certamente, estará mais disposto para estudar, inclusive as matérias mais “chatas”.
Se você tem problemas com o sono, experimente deixar de lado os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. Quanto menos informação, melhor para relaxar e pegar no sono.
Uma alimentação equilibrada ajuda no sono, no controle da ansiedade, na absorção do conhecimento e memória! Alguns alimentos indicados são: oleaginosas, peixes, semente de linhaça ou chia, chocolate amargo, abacate e grãos integrais. As frutas vermelhas também são ótimas, pois colaboram com o aprendizado.
Outra dica importante é gastar energia nas horas vagas. A prática diária de alguma atividade física fará seu corpo resistir às horas sentado diante dos livros, vai melhorar sua capacidade de concentração e, ainda, facilitará o seu sono.
Com relação ao fiel companheiro, o café, quando ingerido em excesso, pode causar o efeito inverso, atrapalhando nas seis ou oito horas de sono. Então, lembre-se: café é bom, mas com moderação.
2. Resolva exercícios de provas anteriores
É muito difícil dominar todo o conteúdo que consta no edital, mas todo concurseiro deve saber muito bem o que será cobrado no exame. E, ainda mais importante, saber como será cobrado pela banca organizadora.
Cada banca possui suas próprias características e estilo de prova, e se você tiver resolvido diversas questões da organizadora do concurso que vai prestar, no momento da prova a sensação de segurança e familiaridade permitirá que você demonstre todo seu potencial.
Consegue se imaginar abrindo o caderno de provas e sorrindo? É isso que vai acontecer, pois você já terá visto muitas vezes questões semelhantes àquelas durante os estudos.
Você vai reconhecer a estrutura da prova e não sentirá medo. Estará preparado para aquela redação que antes te tirava o sono, terá blindado o seu português e não vai se apavorar com aquelas contas absurdas de matemática.
3. Estude de forma estruturada
Você já adota alguma técnica de estudo? É importante saber distribuir o conteúdo ao longo do tempo e não deixar para a véspera da prova. E o mais indicado para estudar de forma eficaz é por meio de um cronograma.
Leve em consideração o seu período mais produtivo do dia e monte um cronograma semanal. Basta distribuir o tempo em quantidade adequada para cada matéria, atentando-se para um pequeno momento para descanso.
É interessante analisar o edital e priorizar os temas mais importantes ou que você possui maior dificuldade. Desse jeito, é possível planejar quantas horas serão dedicadas para cada matéria. Para perceber quais disciplinas merecem mais a sua atenção, aposte em uma análise SWOT, identificando suas oportunidades, forças, ameaças e franquezas.
A ideia é desenvolver um cronograma de estudos que saiba aproveitar as oportunidades, focar nos seus pontos fortes, afastar as suas ameaças e reconhecer suas fraquezas. Reconheça o que pode te prejudicar, e no que é preciso melhorar, ao mesmo tempo em que se concentra nas oportunidades e faz bom uso dos seus pontos fortes.
4. Use aplicativos de gerenciamento de tarefas
Pessoas bem-sucedidas devem, independentemente de sua área profissional, ser boas gestoras. A má administração do tempo, do conteúdo e do cronograma de estudos pode ser fatal para o seu desempenho em um concurso.
Mesmo lidando com excesso de exercícios e conteúdos, tempo curto, trabalho e diárias distrações tentadoras, utilizando os aplicativos corretos você consegue organizar sua rotina de estudos e melhorar sua produtividade.
A nossa dica de ouro é o Trello. Se você ainda não o conhece, te apresentamos seu novo melhor amigo! Esse aplicativo é perfeito para agilizar seus estudos, prazos, matérias e compartilhar listas com parceiros de estudos.
O Trello é uma ferramenta muito versátil, podendo ser usada também para tarefas do trabalho, planos de viagens etc. Ela se ajusta de acordo com suas necessidades, e ainda dá para desenvolver trabalhos em equipe! Bastante prático, não?
5. Utilize o Google Drive
Só quem é concurseiro sabe como é difícil conciliar os estudos com todas as áreas da vida, sem prejudicar uma ou outra coisa. Por isso, mais do que nunca, é fundamental tornar as atividades o mais eficiente possível. E, nesse contexto, nada como a boa e nada velha tecnologia para te auxiliar nas práticas de estudo para concursos.
O nosso querido Drive é um programa guarda-chuva, com vários produtos paralelos e distintas funções, mas tudo vinculado a uma mesma conta de Gmail. Com ele, é possível armazenar informações na nuvem, ou seja, não é mais preciso levar seu computador com você para acessar seus arquivos. Basta uma conta Gmail e acesso à internet.
As vantagens do Google Drive e de suas ferramentas são várias: é possível editar simultaneamente seus arquivos enquanto estuda; ditar o conteúdo que quer resumir e tê-lo escrito na tela do seu smartphone; poupar espaço no computador; organizar seu estudo separando seus arquivos em pastas e, ainda, levar o seu material para onde for.
Ainda tem dúvidas de que ele vai facilitar a sua vida?
6. Tenha momentos de lazer
Não fique bitolado com os livros e se esqueça de tudo e todos. Essa pode até parecer uma boa ideia, mas, acredite, não é — isso ficará comprovado a longo prazo. Boa organização depende de uma mente saudável. E, vamos concordar, ninguém pode ser totalmente saudável vivendo apenas para estudos.
Já falamos aqui, mas vale reforçar: saiba distribuir o seu tempo para todas as suas atividades diárias de forma eficiente. Nos finais de semana, reserve algumas horas para descansar e esvaziar a mente. Vá ao cinema, saia com amigos e aproveite um tempo de qualidade com sua família.
É possível seguir essas 6 práticas de estudo para concurseiros de forma ainda mais fácil?
Sim! Pouca motivação e falta de disciplina têm sido seus grandes rivais? Então, uma escola preparatória é ideal para você! Em um curso preparatório, serão reforçadas todas essas boas práticas de estudo. Você estará, mais do nunca, perto de seu objetivo final.
E então, gostou das nossas 6 práticas de estudo para concurseiros? O que acha de agora investir no seu sonho e viver essas técnicas diariamente em seu dia a dia por meio de um curso preparatório? Podemos te ajudar! Entre em contato conosco!