Conheça alguns motivos para escolher um curso presencial

7 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Com as inovações tecnológicas, o cenário da educação vem recebendo diversas mudanças, como, por exemplo, o aumento da procura por cursos a distância. Estudar por meio de recursos digitais é uma opção atraente, no entanto, fica uma dúvida: será que vale mesmo a pena investir em uma versão on-line da educação no lugar de realizar um curso presencial, ou seja, na modalidade tradicional?

Necessário se faz lembrar das inúmeras vantagens que um estudante tem ao fazer um curso presencial, sendo que a maior e mais benéfica de todas é o envolvimento completo com a experiência universitária que esse tipo de curso proporciona.

Dessa forma, neste post, trataremos do curso presencial e explicaremos suas vantagens em relação ao curso na modalidade a distância. Conheça, então, os pontos positivos de fazer um curso com aulas presenciais. Confira!

Quais características definem um curso presencial?

O curso presencial é a modalidade de ensino tradicional, em que os alunos devem estar, todos, no mesmo espaço físico de seu professor para assistirem às aulas e participarem de palestras, apresentações culturais, enfim, diversas atividades intra e extracurriculares.

No ensino a distância não há exigência de cumprimento de horários nem aulas que exijam a presença de todos os alunos ao mesmo tempo e no mesmo espaço físico que o professor. Já no ensino presencial, o aluno tem horas marcadas para atividades como aulas, maior interação com professores e também com colegas de sala.

Sem dúvidas, a interação é o grande diferencial dos cursos presenciais. Até porque ter a possibilidade de estudar em uma turma, tirar dúvidas com professores e alunos no momento em que essas surgem e até fazer grupos de estudos são algumas vantagens que essa modalidade proporciona ao aluno.

Qual a importância do curso presencial para o mercado de trabalho?

Uma questão bastante duvidosa é em relação à valorização do curso presencial e do curso a distância em relação ao mercado de trabalho. Hoje em dia, de fato, não existem diferenças entre um certificado obtido em um curso nas modalidades EAD e presencial. E, obviamente, que, para conquistar um bom emprego no mercado de trabalho, o profissional terá que mostrar conhecimento e competência na função que vai exercer.

Entretanto, pesquisas realizadas pela Universia e pela Trabalhando.com afirmam que os cursos a distância têm menos credibilidade do que os presenciais. Ainda de acordo com as pesquisas, 60% dos entrevistados responderam que esse tipo de ensino é menos valorizado. Para os internautas que participaram das pesquisas, ao procurar um emprego, a pessoa que se formou na modalidade a distância tem menos empregabilidade do que aquela que se formou em um curso presencial.

Sendo assim, por mais que a educação a distância seja uma opção para alunos que não podem frequentar aulas presenciais, ainda há vantagens e diversos ganhos em se fazer um curso presencial. Quanto às oportunidades, tudo vai depender do curso que o aluno fará e, claro, de seu comprometimento e conhecimento.

Quais as vantagens de um curso presencial?

Mesmo com o surgimento de tantos cursos a distância, os cursos presenciais continuam tendo muitas vantagens:

  • se os alunos estiverem presentes em sala de aula, podem compartilhar experiências, trocar ideias sobre as matérias, tirar dúvidas com mais liberdade com o professor, fazer amizades e, além de todos esses privilégios, podem descobrir oportunidades de trabalho ou, até mesmo, datas de eventos, como congressos, palestras ou seminários. Poder tomar um café com amigos e professores e, como acompanhamento, ter benefícios para a vida profissional e pessoal. Essa é uma vantagem que só cursos presenciais podem assegurar;
  • os alunos que possuem dificuldades de organização e de disciplina não precisam se preocupar, pois há uma rotina pronta a ser seguida. Já na modalidade EAD, quem fará o plano de estudos é o próprio aluno. Dessa forma, nessa última, há uma exigência maior do aluno em relação ao comprometimento e à responsabilidade;
  • as respostas para as dúvidas dos alunos são rápidas e ao vivo. Além de tirar dúvidas em sala, o aluno poderá discutir sobre outros temas nos intervalos das aulas, por exemplo. No curso EAD, as dúvidas podem demorar até 3 dias para serem respondidas, já que são postadas em fóruns. Vale ressaltar que essa demora pode comprometer a fixação dos conteúdos aprendidos;
  • o contato com o professor em um ambiente físico torna o ensino mais produtivo para alunos que dependem de debates e de ideias diferentes sobre determinados assuntos. Muitos têm dificuldade em aprender sozinho, portanto apenas assistir a videoaulas e participar de fóruns on-line (como acontece no curso EAD) não é suficiente para adquirir conhecimento;
  • os grupos de estudos e as atividades realizadas em equipe sempre foram os grandes aliados para um aprendizado mais efetivo. São oportunidades raras para discutir temas variados e destrinchar com os colegas as explicações dos professores;
  • conteúdos mais complexos que exigem maior interação não são problemas no curso presencial, visto que existe a possibilidade de realizar discussões mais profundas e de praticar ações que necessitem de abordagens mais distintas;
  • as distrações nos cursos presenciais são menores, pois na sala de aula os alunos não são expostos a muitas elementos que atrapalhem a concentração nos estudos. Em casa, ou seja, realizando um curso a distância, o aluno estará exposto a outros conteúdos na internet (redes sociais, por exemplo), comidas, animais de estimação, entre outras distrações que acabam despertando a atenção e tirando o foco dos estudos;
  • outra grande vantagem é o chamado networking. Aliás, o contato com os professores e alunos é crucial para construir uma rede de relacionamentos. O networking é muito importante não apenas durante o curso, mas, principalmente depois dele, pois será o momento de procurar oportunidades profissionais. Ter amigos para ajudar nesse processo facilita muito.

Enfim, são inúmeras as vantagens de fazer um curso presencial. É fato que cada ser humano estuda e adquire o conhecimento de maneiras distintas. Cada um tem o seu tempo e o seu ritmo. Sabe-se que não são poucos alunos que têm menos facilidade para estudar sozinho e conseguir assimilar todos os conteúdos sem a ajuda de um professor.

Para esses alunos é uma excelente ideia optar pelo ensino presencial, já que terão o acompanhamento de um professor que dará a devida atenção para sanar todas as dúvidas e dificuldades que o aluno possa ter nas matérias. Portanto, conheça os cursos presenciais que fazem parte da sua lista de desejos e escolha aquele que trará diversos benefícios para a sua vida profissional e para conquistar a realidade que você deseja!

Você gostou deste texto sobre o curso presencial e suas vantagens? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Desse modo, você poderá receber as nossas atualizações e ficar por dentro das nossas novidades!

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário