Devo pedir demissão e focar no concurso da Polícia Civil do Piauí?

6 minutos para ler

Foi autorizado, pelo governador do Piauí, um novo concurso da Polícia Civil no estado recentemente. Nele serão oferecidas cerca de 120 vagas para agentes, 20 vagas para delegados, 10 para escrivães e 40 para peritos. O edital do concurso ainda não está disponível, mas deverá ser lançado nos próximos dias.

Diante dessa oportunidade, muitas pessoas ponderam se pedir demissão para estudar para concurso é a melhor opção para a carreira e também para a vida pessoal. Afinal, é preciso planejar e também contar com recursos disponíveis.

Como esse é um passo delicado e arriscado, mostraremos, neste post, quais perguntas devem ser feitas antes de tomar essa decisão, a fim de escolher o melhor caminho para você e sua família. Confira!

É possível conciliar trabalho e estudo?

Antes de tomar a decisão sobre deixar o trabalho e ponderar sobre a renda, é recomendado tentar conciliar o trabalho e o estudo. Isso porque, em alguns casos, as funções desempenhadas no emprego permitem que o candidato tenha tempo e energia para estudar.

Se optar por essa ideia, é necessário estabelecer prioridades e uma rotina de estudo. Se realmente não for possível, pense em se candidatar para outra vaga que tenha um dia menos atribulado ou com menor número de horas trabalhadas. Afinal, sua renda mensal pode diminuir, mas não será extinguida completamente.

Outra dica é tentar trabalhar como freelancer ou em empresa que permitahome office (trabalho em casa). Assim, o tempo com deslocamento será menor e você poderá se dedicar mais aos estudos.

Tenho renda alternativa suficiente para o período de dedicação ao concurso?

Se, após as ponderações, o candidato optar por realmente se demitir, é preciso levar em conta seus custos de sustento e de capacitação. Como não é possível mensurar o tempo que será gasto para ter sucesso na aprovação, a pessoa que deseja deixar o seu emprego precisa ter uma renda alternativa ou ter juntado dinheiro suficiente para arcar com as despesas por alguns meses ou anos.

Isso porque passar por uma fase de aperto financeiro pode atrapalhar ou até impedir a sua aprovação em um processo seletivo. Sendo assim, é preciso pensar de modo pessimista, ou seja, pensar no tempo máximo que a aprovação pode demorar e, assim, estipular os meses que devem ter uma reserva.

Após estimar o tempo de estudo, é preciso verificar as despesas fixas, ou seja, aquelas que não se pode cortar, como energia, água, condomínio, alimentação, vestuário e demais contas. Veja o quanto é gasto por mês e multiplique pelos meses estipulados. Assim, será possível ter ideia de qual será a reserva necessária.

No entanto, se houver uma renda alternativa, é necessário adaptá-la à realidade, que será de redução de custos e economia. Desse modo, é preciso pensar na diminuição de gastos fixos e eliminar o que é possível do orçamento.

Quais são os custos da capacitação com que terei de arcar até a aprovação?

Quem deseja entrar no mundo dos concurseiros precisa observar que os custos não serão momentâneos. Afinal, há várias despesas além do cursinho, como material didático, transporte e alimentação.

O valor investido pode variar de R$ 500,00 a R$ 5.000,00, visto que isso depende do tempo de duração do curso, do nível do concurso e do cargo almejado.

Desse modo, os cursos que visam a concursos de nível médio têm custo menor, já que a remuneração desses cargos é inferior à do nível de graduação. Nesse contexto, os cursos preparatórios para concursos com vagas para juízes e promotores têm custos relativamente maiores, por exemplo.

Os custos da capacitação podem diminuir para cursos on-line, uma vez que os gastos com transporte e alimentação cairão. Além disso, como não há custos com área física, o valor também diminui. Essa pode ser uma boa opção para quem trabalha ou prefere investir em uma rotina de estudos exclusivamente em casa.

Tenho certeza de que serei aprovado na primeira tentativa?

Não existe nenhuma garantia de aprovação por tempo de estudo ou dedicação. Isso porque, além de um bom preparatório e dedicação, o candidato também contará com a sorte na hora da prova. Afinal, uma prova pode contemplar os temas de maior facilidade do candidato na maioria das questões, assim como pode conter somente assuntos com os quais ele tenha dificuldade.

No entanto, quem se prepara e domina a maior parte dos temas terá, sem dúvida, maior facilidade de realizar a prova e maior chance de acertos. Sendo assim, com bastante dedicação aos estudos é completamente possível ser aprovado na primeira tentativa.

O candidato, porém, não pode contar com sua aprovação em curto prazo, visto que os planos podem mudar. Assim, como já mencionamos, é preciso ser pessimista nessa hora e fazer o planejamento esperando que número maior de meses será necessário para alcançar a aprovação.

Tenho equilíbrio emocional para desistir do emprego e prestar um concurso?

Se você optar por desistir do emprego, a pressão para conseguir prestar o concurso aumentará bastante. Assim, passará por dias em que sentirá falta do contato com outras pessoas, de ser útil e valorizado e sair de casa, por exemplo.

Além disso, há a preocupação com a questão financeira conforme o tempo passa, uma vez que os recursos poderão se tornar escassos. Dessa forma, o candidato precisa ponderar se o seu emocional será equilibrado o suficiente para lidar com essas e outras questões, como o apoio da família.

Esse apoio não é essencial no percurso, mas pode ser extremamente benéfico ter pessoas ao redor que acreditam na decisão e no sucesso. Isso porque a pressão em si mesma, nesse caso, já é muito grande, e a pressão de outras pessoas pode fazê-lo desistir ou atrasar os estudos.

Por fim, lembre que, mesmo optando por pedir demissão para estudar para concurso ou continuar trabalhando, o importante é manter o foco no processo e nunca desistir. O tempo de estudo será árduo e cheio de abdicações, mas, no final, os benefícios da carreira de servidor público valerão a pena.

Leia outro artigo nosso para saber como alcançar os melhores resultados nos estudos.

Posts relacionados

Deixe um comentário