A febre das redes sociais provoca questionamentos sobre a quantidade de tempo que passamos fazendo uso delas, muitas vezes deixando de lado compromissos básicos.
Plataformas como o Facebook, YouTube e Instagram têm cada vez mais apresentado recursos que podem ser utilizados também para fins educativos, proporcionando interessantes espaços digitais de aprendizado e de solução de dúvidas pertinentes aos conteúdos escolares.
Mas como fazer o melhor uso das redes sociais para os estudos? Será que é possível fazer com que essas ferramentas sejam suas aliadas sem atrapalharem os estudos? Continue a leitura saiba tudo sobre o assunto!
O benefício de aliar estudos e redes sociais
Assim como qualquer outra ferramenta proveniente dos avanços da tecnologia, a rede social possui diversos benefícios e pode até mesmo ser aliada dos estudos. É importante saber como fazer o melhor uso possível de cada uma para ter o máximo de aproveitamento — não só para finalidades de lazer e entretenimento.
Acesso a conteúdos sobre disciplinas
É cada vez mais comum vermos grupos no Facebook sobre determinadas disciplinas, ou até mesmo de classes de colégios ou cursos de pré-vestibular. Esses grupos são ótimos ambientes para solucionar dúvidas, trocar ideias ou sugestões e interagir sobre as matérias.
Muitos professores também fazem parte deles, enriquecendo ainda mais a experiência e valorizando a comunidade. A presença dos educadores estreita relacionamentos e melhora o nível de confiança entre professor e aluno, algo tão importante durante o processo de aprendizado.
Criação de rotinas de horários para os estudos
É quase impossível, hoje, abrir mão das redes sociais. Mas, quando se trata do uso para lazer, é necessário dosar. Em vez de passar tempo demais nas plataformas, por que não usá-las para se motivar a dedicar um tempo apropriado aos estudos? Defina horários para tudo!
A partir da sua rotina de compromissos, separe momentos para os estudos e para o uso das redes. Ter uma rotina definida por horas voltadas para cada atividade proporcionará um uso mais saudável e responsável desses canais.
Páginas com conteúdos relevantes
Há muitos canais que trazem conteúdos relevantes para estudantes, principalmente para aqueles que estão no período pré-vestibular. No Facebook, páginas postam dicas interessantes, que atendem muito bem à demanda dos alunos.
Já no YouTube, canais trazem explicações completas sobre matérias, sempre solucionando questões. Além de tratar dos conteúdos, trazem conhecimentos muito pertinentes, como dicas para estudar melhor e artigos sobre escolhas do curso universitário, entre outros.
Páginas motivacionais
Muitas vezes, estudar pode ser uma tarefa árdua. A grande quantidade de disciplinas e matérias, a pressão por resultados e o cansaço podem desanimar.
Por isso, algumas páginas motivacionais devem sempre estar em seu feed. Elas serão fundamentais para dar aquela injeção de ânimo nos momentos difíceis!
O equilíbrio para aliar estudos e redes sociais
Há um cuidado básico que deve ser tomado no modo e na frequência de uso das redes sociais para estudo. Elas devem funcionar basicamente como um apoio às disciplinas, fornecendo conteúdos relevantes e materiais de apoio.
Permanecer muito tempo conectado às redes pode naturalmente causar desconcentração aos estudantes, que por natureza se dispersam facilmente. Quando as redes sociais estão envolvidas, isso pode se potencializar ainda mais.
A disciplina precisa reger o uso das ferramentas sociais para o estudo. De nada adianta tentar enganar os responsáveis justificando o uso para o estudo, quando na verdade este é o último ou não é o principal motivo de navegação nas redes por horas.
Há um momento para tudo, tanto para o uso das redes sociais para o lazer quanto para os compromissos sérios.
Saber dosar isso é o fator que será responsável pela conquista da confiança dos pais e principalmente pela obtenção de resultados satisfatórios no uso dessas ferramentas para o estudo.
Quando as redes sociais se tornam inimigas do estudo
Nem tudo são flores quando falamos das nossas queridas redes sociais. Elas podem gerar desconcentração, desinteresse e até mesmo descaso com os compromissos básicos e fundamentais, como o estudo. Nesse contexto, a disciplina é um dos fatores cruciais no período de estudos, seja para o vestibular ou para um concurso.
Quando há procrastinação
A quantidade de conteúdos relevantes que as redes sociais disponibilizam pode fazer com que o estudante perca horas descendo um feed infinito ou assistindo vídeo após vídeo. E deixar os estudos para depois nunca é uma boa opção.
Procrastinar é um hábito muito comum, mas diminui bastante o tempo dedicado às tarefas. Em alguns casos, a procrastinação pode resultar até mesmo no abandono dos estudos durante o dia. Será que, lá na frente, esse dia perdido fará diferença? Certamente sim!
Quando a concentração é interrompida
Esse é um problema muito comum, tendo em vista que os meios de comunicação online estão sempre à nossa disposição, seja no computador ou nos smartphones. Portanto, evite deixar a aba da rede social aberta no seu navegador enquanto estuda.
Seu smartphone também precisa ficar distante e, de preferência, com as notificações silenciadas. É praticamente impossível manter um nível adequado de concentração nos estudos se você para a cada dez minutos para ver quem curtiu sua foto ou como andam os papos nos grupos do WhatsApp.
Quando perde-se muito tempo nas redes
Seja pelo Snapchat ou pela função Stories do Instagram, compartilhar tudo o que fazemos durante o dia pode resultar em muito tempo perdido. Esse hábito acaba atrasando o que você pretende fazer, seja uma ida rápida à rua, uma pausa para o lanche ou até mesmo o início do período de estudos.
Muitas vezes, parece importante se posicionar nas redes sociais para criar engajamento e um bom relacionamento com seus seguidores. Entretanto, lembre-se de que mais importante do que o conteúdo postado nas plataformas são as metas alcançadas na vida profissional e acadêmica. Portanto, foco!
Não é necessário deixar de usar as redes sociais, mas a disciplina e o uso consciente podem resultar em um aproveitamento saudável desses canais — que podem até mesmo se tornar ótimos recursos de estudo.
Gostou do post de hoje? Agora que você já sabe que estudos e redes sociais podem ser grandes aliados, compartilhe este conteúdo em suas redes, para que mais estudantes tenham acesso às nossas dicas!