Gosta de exatas? A área de negócios é feita para você!

7 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Quem tem afinidade com ciências exatas e carreiras relacionadas à área de negócios pode encontrar diversas opções para se especializar. O profissional dessa área administra o dia a dia de uma empresa e busca prever problemas para evitar que os negócios sejam afetados.

Surgidas na Antiguidade, as ciências exatas são bastante abrangentes e se dividem em várias possibilidades. Para essas áreas, é preciso ter iniciativa, organização e facilidade com o pensamento lógico, bem como habilidade para se comunicar e trabalhar em equipe, capacidade de adaptação e saber lidar com situações estressantes.

Se suas habilidades o levam para as ciências exatas e você quer trabalhar com negócios, veja, a seguir, algumas carreiras que podem interessar. Boa leitura!

Administração

É o administrador quem gerencia recursos financeiros, materiais e humanos em uma empresa. Além disso, trabalha na definição de estratégias e no gerenciamento do dia a dia da operação — ou seja, traça metas, cria políticas internas, faz auditorias e analisa resultados.

Uma das opções da carreira é o gerenciamento de instituições governamentais, como ministérios, secretarias, concessionárias de serviços públicos e órgãos federais, estaduais ou municipais. Para fazer bem seu trabalho, o profissional deve se manter atualizado com a economia nacional e global, as tendências de consumo e a legislação na área em que estiver atuando.

Há mercado em companhias de diferentes portes, já que é peça-chave no mundo dos negócios. As áreas mais promissoras incluem auditoria, tributação, gestão financeira e de recursos humanos, bem como fusões e aquisições.

Ciências atuariais

Operações financeiras que envolvem risco são avaliadas por esse profissional. É ele que elabora planos de seguro (saúde, vida e outros) e de previdência, bem como avalia o risco em operações de seguro, planos de saúde, previdência complementar, resseguro e títulos de capitalização.

Sua responsabilidade inclui avaliar as chances de perdas de seguradoras e instituições previdenciárias para, a partir disso, determinar o valor de seguros e prêmios. É necessário, portanto, que conheça bem a matemática e a estatística.

Há demanda pelo profissional em fundos de pensão, bancos, planos de saúde e seguradoras, ou qualquer setor da economia em que haja cenários de risco. Na área pública, atua em órgãos como a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Previdência Social.

Ciências contábeis

É a carreira do especialista que cuida das contas da empresa. Ele faz o registro e o controle de receitas, despesas e lucros, de modo a ter uma visão precisa de seu patrimônio. Além disso, interpreta eventos econômicos e fornece informações aos gestores para as tomadas de decisão.

O contador acompanha alterações na política tributária, registra fatos e atos administrativos e é responsável pelo pagamento de tributos. Atividades como auditoria e perícias contábeis são feitas exclusivamente por esse especialista.

É comum que ele trabalhe nas áreas tributária e de tesouraria. Além disso, há oportunidades em controladoria e auditoria especialmente no sentido de reduzir riscos e fraudes. Outras opções de carreira incluem o setor público e a atuação autônoma.

Ciências econômicas

A produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços são os objetos de estudo do economista. O profissional pode estudar temas nacionais ou mundiais, bem como atuar na solução de problemas de pequenas empresas ou investidores individuais.

Ele faz relatórios e pareceres com análises da situação atual, bem como projeções para o futuro. Além disso, atua na construção, na ampliação e na preservação de patrimônio de pessoas, empresas e governos, e ainda desenvolve planos de solução para problemas financeiros, econômicos e administrativos em diferentes setores.

Sua versatilidade garante espaço em entidades privadas, institutos e órgãos municipais, estaduais e federais. Outra opção é que esse profissional atue como consultor autônomo. É preciso ter habilidade com números e manter-se informado sobre os cenários econômicos local e global.

Comércio exterior

O profissional dessa área lida com a compra e a venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Além disso, acompanha acontecimentos econômicos e políticos internacionais, bem como eventuais conflitos diplomáticos e se mantém informado sobre tendências de consumo em diferentes partes do globo.

Deve conhecer a legislação de importação e exportação de bens e serviços, e os tratados comerciais entre o Brasil e outros países. Além de identificar as necessidades de clientes e fornecedores, busca boas oportunidades de compra e venda, define estratégias de negócios e estabelece sua logística.

Pode trabalhar em empresas importadoras ou de logística, companhias privadas de diversos setores, instituições financeiras, agências governamentais, operadoras de câmbio e seguro. Como cuida de contratos e negociações internacionais, deve falar outros idiomas, especialmente inglês e espanhol.

Gestão comercial

Transações de compra e venda dentro de uma empresa são a sua especialidade. Por isso, ele planeja a venda de produtos ou serviços com o objetivo de melhorar a rentabilidade e a produtividade da organização. Pode atuar, ainda, em compras, na negociação e na aquisição de bens.

Como entende de marketing, logística, economia e tributação, esse profissional pode intervir em transações comerciais. Entre os cargos comuns para esse especialista estão os de assistente comercial, de crédito ou de compras, consultor de vendas, gerente comercial ou agente de relacionamento com o cliente no pós-venda.

O profissional costuma ser requisitado para trabalhar em vendas, tanto na operação em si quanto na prospecção de clientes. Além disso, tem espaço como analista comercial e no comércio eletrônico — na montagem e na supervisão de sites e plataformas, por exemplo.

Gestão financeira

As finanças de uma organização ficam nas mãos desse especialista. É ele quem faz o planejamento financeiro, bem como organiza, capta e aplica seus recursos. Para isso, analisa créditos e demonstrativos contábeis, avalia estoques, e ainda acompanha faturamentos e fluxos de caixa.

É capaz de examinar o mercado e sugerir alterações em aplicações, formas de pagamento e demais ações financeiras que influenciem o desempenho da organização. Tem oportunidade nas áreas de análise de investimentos, controle financeiro e montagem de orçamentos em empresas de todos os portes. Outra opção é trabalhar como consultor financeiro pessoal.

Processos gerenciais

Esse profissional desenha estratégia, gerencia ações de marketing, atividades de logística e vendas em uma empresa. Além disso, pode criar produtos e empreendimentos. Pode atuar em companhias de todo os portes ou como consultor.

É comum que a formação tenha alguma ênfase: processos escolares (para quem busca atuar na gestão de instituições de ensino), varejo e distribuição, e até equinocultura. Uma das maiores novidades é a que destaca inovação e empreendedorismo. Há oportunidades disponíveis para todas as especialidades.

Gostou de alguma dessas opções que envolvem ciências exatas e carreiras relacionadas à área de negócios? Então entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo a ingressar em uma delas!

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário