Não passei, e agora? Como seguir em frente e estudar para concursos?

6 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Ser reprovado em um concurso público pode ser muito frustrante. Para um candidato, ter que responder às perguntas dos amigos e familiares é terrível, mas sozinho é quando ocorre a confrontação consigo mesmo: “será que realmente vale a pena se dedicar tanto ao estudar para concursos?”.

Entendemos o seu desânimo, e até mesmo a vergonha. Sabemos, também, o quanto isso pode ser traumático para um concurseiro depois de tanto estudo, horas de prova e ansiedade, mas não desanime! Tente outra vez! Esse é um projeto que requer persistência, foco e bom senso: persistência para não se deixar abater, foco para desenvolver boas técnicas de estudo e bom senso para reconhecer se, mesmo com a reprovação, está havendo uma evolução ou não.

Parece fácil simplesmente falar, não é? Mas queremos te encorajar a não desistir e a encarar essa fase difícil de cabeça erguida, embora, no momento, pareça impossível realizar o grande sonho de passar num concurso público.

Veja no post de hoje como seguir em frente, estudar para concursos e obter a tão desejada aprovação sem crises!

Desista da ideia de desistir

Antes de qualquer coisa, resista a essa ideia na sua cabeça de desistir. Não faça dessa reprovação algo determinante na sua vida, pois você vale mais que isso e novas oportunidades virão.

É difícil ver outras pessoas passando em concursos e conquistando seus sonhos enquanto você precisa se preparar para mais outra prova, mas tenha em mente que cada um tem seu tempo. O fato de alguém ter alcançado essas coisas antes, não significa que você não será capaz.

Tire o foco do outro e foque em você e no seu desenvolvimento. Desligue-se do número de tentativas que foram ou serão necessárias, pois bons concursos são concorridos mesmo e muita gente precisa se dedicar por anos até ser bem-sucedido. Você não é o único.

Desista de desistir dos seus sonhos. Estudar para concursos é bastante cansativo, mas, quando você atingir o seu propósito, vai perceber que todo o trabalho duro valeu a pena!

Tire um tempo para descansar

Você acabou de se dedicar totalmente a uma prova e não obteve o resultado que desejava, então, dê um tempo para você. Vá relaxar! Vale dar um passeio na praia, no shopping, ir a algum evento, fazer aulas de yoga, assistir a um filme no cinema ou ir em algum bar para dar risada com os amigos.

Esse momento de descontração não é mérito apenas dos concurseiros que se dão bem: quem estuda para concursos e não consegue ocupar a vaga, também merece descansar e recuperar o “fôlego” antes da próxima prova.

Durante esse tempo, reflita sobre o que te impediu de passar no concurso e trace um plano de estudos para o futuro. Depois, retome os estudos, pois novas provas virão!

Reavalie sua estratégia de estudos

Reflita: estudando do jeito que você estuda, o que está dando certo e o que está dando errado? O lado bom de não conseguir uma pontuação satisfatória é poder reconhecer quais temas merecem mais nossa atenção e também notar se nossos hábitos e estratégias de estudo estão sendo produtivos.

Ou seja, apenas reforçar alguns conteúdos pode não ser o bastante. Certifique-se de sempre estudar do jeito correto, pois a forma como você estuda pode comprometer seus resultados. Talvez você não esteja se dedicando tempo o suficiente ou falhando na concentração.

Reavaliado sua estratégia, motive-se ainda mais com os estudos para concursos e siga em frente!

Siga um roteiro ao estudar para concursos

Pessoas aprovadas em concursos ou que colecionam boas notas em diferentes tipos de exames, não atingem esses resultados apenas graças a uma inteligência fora do normal. Seus resultados são provenientes de seus hábitos metódicos, muita dedicação e persistência.

Lembrando que essa persistência, por sua vez, não diz respeito a persistir no erro. Até porque, no tópico anterior, falamos sobre reavaliar a estratégia de estudos e encontrar as possíveis falhas para melhorar quando for estudar para concursos futuros.

A dica aqui é persistir em alguns princípios, como saber administrar o tempo, estudar conhecimentos gerais, aprofundar-se na área para a qual você está se dedicando, estudar provas anteriores e examinar o estilo da banca organizadora.

Por administrar o tempo, queremos dizer que você deve utilizar cada parte do seu dia com eficiência, seja lá o que for fazer. Dessa forma, no momento de estudar para concursos, nada roubará sua atenção e te fará procrastinar. Saiba, também, quando mudar o ritmo: quanto mais próximo da prova, maior deve ser a intensidade dos estudos.

Conhecimentos gerais é um assunto imprescindível, mesmo quando não se tem um concurso em vista, pois serão cobrados em diversas provas. Mas se, porventura, você estiver se dedicando a uma área específica, aprofunde-se em conteúdos relevantes e evite se perder em assuntos que não te aproximam do seu objetivo.

Estudar provas anteriores e avaliar a banca organizadora pode te ajudar a aumentar seu desempenho. Examine os tipos de questões, se são objetivas, com textos longos e complexos ou com pegadinhas; assim, você se orientará melhor nos estudos.

Considere fazer um curso preparatório

Estudar sozinho exige graus de foco e autonomia elevados, e nem sempre a pessoa nasce com essas habilidades: elas precisam, portanto, ser exercitadas. Então, se você estuda para concursos sozinho e não está colhendo bons frutos, talvez esteja na hora de se abrir para a possibilidade de fazer um cursinho preparatório.

O cursinho pode te oferecer o estímulo que falta para você potencializar os estudos e ainda te ajudar a entender melhor as matérias em que possui dificuldade. Nele, você normalmente contará com ótimos professores e apostilas completas sobre todos os temas importantes para seu estudo, e ainda aprenderá bons “macetes” para arrasar nos exames.

Alguns cursos te ajudam com a montagem de um cronograma de estudos bacana, aconselhamento e apoio psicológico para lidar com o estresse de estudar para concursos, tudo para que você fique ainda mais preparado e seguro do seu potencial para enfrentar o desafio da próxima prova. Mas lembre-se: tudo depende de você!

Esperamos ter te animado e convencido a manter o foco nos estudos e nos seus sonhos. Se essa ainda não foi sua vez de se tornar um servidor público, fique em paz. Depois dessas dicas, estudar para concursos será ainda mais fácil; portanto, pegue firme e fique positivo, pois a aprovação pode estar prestes a chegar!

Agora que você já está preparado para seguir em frente e estudar para concursos, o que acha de avaliar a sua gramática com essas 7 dicas infalíveis de português para concursos?

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário