Pensando em abrir uma startup? Veja por onde começar o planejamento

6 minutos para ler

Com o passar do tempo, todas as pessoas se deparam com decisões importantes que devem tomar na vida. E estar preparado para cada um desses momentos decisivos pode ser de grande ajuda.

Quer ver um bom exemplo disso? Tente se lembrar em quantas vezes você já parou para pensar no que vai fazer depois que terminar a faculdade. É, definir isso não é fácil!

O lado bom é que você, que está prestes a iniciar um curso na faculdade, tem tempo para definir isso e nós estamos aqui para ajudá-lo nessa jornada.

Por isso, vamos falar sobre o que é necessário para abrir uma startup. Já pensou em ter seu próprio negócio? Então, continue lendo e confira nossas dicas!

Entenda o que é uma startup

Antes de pensar em abrir uma startup, você deve entender o que realmente é uma startup. Algumas pessoas defendem que esse tipo de negócio é como uma miniatura de uma grande corporação. No entanto, essa não é uma definição correta. Na verdade, esse termo se refere a um modelo de negócio em estágio inicial, que é escalável e repetível.

Um negócio escalável passa a ideia de que ele pode aumentar muito a partir de uma estrutura básica. Ou seja, você não vai precisar de grandes investimentos, além daquilo que investiu no modelo inicial para fazer o empreendimento crescer.

Ser repetível é conseguir entregar o mesmo produto ou serviço de forma ilimitada e sem uma grande necessidade de customização. Ou seja, você pode atender e satisfazer muitas pessoas sem grandes adaptações a cada perfil.

Por que as startups são tão populares hoje em dia

Agora você já entendeu o que é uma startup. Mas por que esse modelo de negócio se tornou tão popular? Vamos considerar alguns dos principais fatores que tornaram isso possível. Veja quais são:

Cultura moderna

Moderno é tudo aquilo que rompe os modelos tradicionais. Atualmente, nossa cultura, ou seja, nosso modo de agir e pensar é de que as coisas não precisam ser como sempre foram. Por isso, se tornou muito comum encontrar escritórios descolados que têm um horário flexível, um ambiente descontraído e profissionais com maior autonomia de trabalho.

Abrir uma startup é uma excelente forma de conseguir essas características de uma cultura moderna e, ao mesmo tempo, ser bem-sucedido no mundo dos negócios.

Trabalho com propósito

Outro ponto fundamental é que boas ideias nesse modelo de negócio dão a você a oportunidade de fazer uma grande diferença no mundo. Hoje, existem empresas que desenvolveram aplicativos e acessórios capazes de fazer alguns exames e enviá-los diretamente para seu médico. Esse é um grande exemplo de algo moderno e eficiente.

O bom é que você pode ter ideias em qualquer área, seja ela relacionada à saúde ou mesmo às finanças de alguém. Você pode fazer a diferença na vida das pessoas.

Mercados inexplorados

Apesar da modernização do mundo em que vivemos, ainda existem mercados que não foram explorados por grandes empresas. Muitos modelos de startup ganharam espaço no mercado por resolver problemas que as corporações não conseguiram ou mesmo não quiseram resolver.

Isso significa que você, como futuro empreendedor, pode buscar por um mercado lucrativo e que ainda não foi muito explorado.

Qual o melhor caminho para quem quer abrir uma startup

É claro que não existe uma condição perfeita para iniciar uma startup. Você precisa buscar as novas oportunidades. No entanto, é possível traçar um caminho que facilite todo o processo. Para isso, deve:

Valorizar a experiência prática dos estudos

Estudar e cursar uma boa universidade é fundamental para seu sucesso no mercado de trabalho. No entanto, procurar apenas por uma faculdade que conseguiu se destacar em meio aos concorrentes pode ser um erro.

Como futuro empreendedor, você deve buscar a universidade que consiga dar a maior experiência prática. Assim, será possível sair da faculdade sabendo o que fazer e quando fazer.

Seguir as referências no assunto

Enquanto ainda há tempo, antes de decidir qual será seu caminho para o sucesso, você pode seguir as referências nesse assunto. Nada melhor do que acompanhar de perto quem conseguiu ser bem-sucedido ao abrir uma startup, no Brasil ou no exterior. Assim, poderá enxergar com facilidade as qualidades que deve ter para construir um negócio de destaque.

Ficar de olho no mercado

Ter boas ideias também é um ponto muito importante para alavancar um negócio. As novidades não surgem do nada. Por isso, estar atento às necessidades do mercado é muito importante para um futuro empreendedor.

3 habilidades que você precisa dominar para empreender com sucesso

Você já entendeu o que é uma startup, por que elas são populares e até mesmo qual o melhor caminho que deve ser seguido para abrir uma. Mas o que dizer das características pessoais que deve ter? Vamos ver 3 que você deve ter ou desenvolver antes de abrir uma startup.

1. Curiosidade

Quando falamos de curiosidade, estamos nos referindo a uma pessoa que explora as novidades do mercado, busca aprender novos negócios e quer conhecer pessoas que podem ajudar na startup. Se você não deixar sua curiosidade aflorar, talvez seja difícil ter boas ideias ou colocar em prática as ideias que teve.

2. Dinamismo

Dinamismo está relacionado a sua capacidade de compreender e executar diversas funções. Além de você, os primeiros funcionários da sua startup também precisam ter essa característica. Isso porque todos terão de desempenhar várias funções ao mesmo tempo.

3. Coragem

Por último, mas não menos importante, vem a coragem de lidar com os desafios sem desistir no meio do caminho. Empreender não é fácil. Conseguir ser competitivo, também não. Por isso, seja corajoso e alavanque seu negócio.

Fica claro que ter uma boa ideia e abrir uma startup não é algo tão simples. Mas seguir as dicas que apresentamos aqui e começar a colocá-las em prática cedo vai ajudar muito quando chegar a hora de investir no seu próprio negócio.

E aí, gostou de saber por onde começar o planejamento para abrir uma startup? Então, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário