Quais são as áreas de atuação para enfermeiros concursados?

4 minutos para ler

Oferecer um bom serviço de saúde para a população é uma das principais responsabilidades da administração pública e, para isso, a presença de enfermeiros bem qualificados, e concursados, é fundamental.

Esses profissionais devem ter nível superior e registro no Conselho Regional de Enfermagem (CRE). Eles podem trabalhar, por exemplo, em postos de saúde de prefeituras, nos setores de medicina do trabalho de empresas públicas ou sociedade de economia mista e nos hospitais, que podem ser gerenciados pelos municípios, estados ou União.

Neste post, serão destacadas as áreas de atuação dos enfermeiros concursados na administração pública. Confira!

Gestão

Com uma formação que agrega amplo conhecimento e experiência sobre os serviços de atendimento à população, o enfermeiro pode ser gestor de hospitais públicos e postos de saúde em prefeituras. Uma pós-graduação em gestão e habilidade de liderança são atributos desejáveis para esta função, ele administrará recursos materiais, financeiros e humanos.

Vigilância

Nos estados e nos municípios, os enfermeiros concursados podem atuar no serviço de vigilância epidemiológica. O objetivo é adotar técnicas que possam prevenir e evitar a proliferação de doenças. Campanhas de vacinação, por exemplo, estão incluídas neste trabalho.

Urgência e emergência

Nos hospitais, os enfermeiros são importantes para o bom funcionamento dos serviços de urgência e emergência. Eles atuam diretamente nos cuidados de pacientes com risco de morte, o que exige conhecimento técnico, tranquilidade e ética profissional.

Saúde da família

Criado em 1994 pelo Ministério da Saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) se caracteriza por fazer um acompanhamento mais próximo dos cidadãos nas unidades de saúde dos municípios ou na residência dos pacientes. A meta é atuar na prevenção de doenças e na recuperação mais rápida das pessoas.

As equipes do PSF são formadas por enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais do setor. A montagem de cada equipe depende das necessidades e dos recursos disponíveis em cada prefeitura.

Ensino

Para quem deseja seguir a carreira de professor, há boas oportunidades de trabalho para lecionar em universidades estaduais e federais. Neste caso, a recomendação é dedicar-se à pós-graduação. Além da estabilidade, há bonificações relacionadas à formação continuada (mestrado e/ou doutorado). 

Medicina do Trabalho

É comum empresas públicas e sociedades de economia mista contarem com o setor de medicina do trabalho. Nele, o enfermeiro atua com atendimento ao paciente nas unidades da instituição, em ambulatórios e em domicílio. O profissional também participa de estudos voltados para a qualidade de vida dos funcionários e de capacitações para os empregados usarem devidamente os equipamentos de segurança.

Hospitais

Nos hospitais, os enfermeiros podem trabalhar em várias especialidades, como:

  • médico-cirúrgica: acompanha os cuidados a serem efetivados antes e depois das operações.
  • obstetrícia: oferece assistência a gestantes e pode acompanhar o pré-natal e a realização de exames. Também auxilia o médico no parto e no pós-parto.
  • geral: atua no comando de técnicos e auxiliares de enfermagem para prestar um atendimento mais rápido e qualificado aos pacientes.
  • geriátrica: o foco é dar atenção direcionada aos idosos, para que eles se recuperem o mais rápido possível.
  • pediátrica: orientam os pais sobre o aleitamento materno e apontam medidas importantes sobre como cuidar dos recém-nascidos. Ajudam a acompanhar e analisar o desenvolvimento da criança.

Qual destas funções de enfermeiros concursados mais te interessa? Comente e nos conte sua opinião e dúvidas sobre ser um enfermeiro no setor público!

Posts relacionados

Deixe um comentário