Quantas horas por dia devo me dedicar aos estudos para concurso?

6 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Não é segredo algum que para conquistar bons resultados em qualquer tipo de exame, é preciso contar com bastante foco, disciplina e dedicação. Isso não poderia ser diferente quando o assunto é concurso público. Contudo, saber quantas horas diárias devem ser dedicadas aos estudos para concurso ainda é uma dúvida que aflige grande parte dos candidatos.

Mesmo adotando uma rotina sólida de revisões, é preciso ter em mente que vários fatores — além das horas diárias de estudo — devem ser levados em conta para que a sua preparação seja a melhor possível.

É pensando nisso que, no artigo de hoje, explicaremos como deve ser uma preparação para concurso público, o que fazer para potencializar as suas revisões e, por fim, quantas horas devem ser dedicadas aos estudos. Vamos lá?

Como deve ser uma preparação para concurso público?

Confira!

Uma rotina de estudos deve ser adotada

Quem estuda para concurso certamente sabe da importância de manter uma rotina consistente.

Comece definindo a quantidade de tempo que você tem disponível para os estudos para concurso, caso trabalhe ou estude fora. Caso esse seja o seu caso, o ciclo de estudos pode ser o mais indicado.

Nos casos em que o candidato opta por se desligar de outras atividades e se dedicar completamente à preparação para o exame, é interessante montar um plano de estudos baseado na duração de uma jornada de trabalho comum (ou seja, cerca de oito horas), montando um cronograma com os horários e a divisão do que você estudará em cada dia ou semana. Para isso, não deixe de ter como base o edital e o conteúdo programático do concurso.

O conteúdo deve ser fixado da melhor maneira possível

Não adianta ler e reler textos se, ao final, sentir que não absorveu ou entendeu corretamente todo o conteúdo. Se essa sensação parece familiar, é possível que você esteja apenas folheando ou passando os olhos sobre o texto, sem a devida concentração.

Para se certificar de que seus estudos estão mesmo sendo satisfatórios e potencializar a fixação de conteúdos, é interessante considerar as seguintes técnicas:

Fazer resumos e anotações

Trata-se de uma forma simples e eficiente de absorver aquilo que está sendo estudado. Lembre-se de que não se trata de copiar ou transcrever trechos e mais trechos do que leu, mas sim formular um conteúdo resumido com o seu próprio entendimento e, de preferência, com as suas palavras.

Fazer simulados

Testar o cérebro é uma excelente maneira de certificar se o conteúdo estudado foi realmente absorvido com sucesso. Além de resolver os exercícios do seu material de estudos, a internet está cheia de simulados sobre diversas disciplinas. Sendo assim, mãos à obra!

Contar com a autoexplicação

Por mais simples que isso possa soar, explicar para outra pessoa ou até para você mesmo tudo aquilo que acabou de estudar — de preferência, em voz alta — o ajudará a guardar essas informações com mais facilidade.

O ambiente de estudos deve ser organizado

Pode até parecer algo supérfluo, mas saiba que o local onde você se senta para estudar é capaz de influenciar positiva ou negativamente o seu rendimento. Aqui, atente-se aos seguintes fatores:

  • iluminação: opte por um ambiente bem iluminado, de preferência com a luz solar;

  • organização e limpeza: ambientes sujos e bagunçados tendem a desviar seu foco sem que você se dê conta;

  • barulho: definitivamente, não é possível estudar em um ambiente barulhento e que atrapalhará a sua capacidade de concentração. Caso não conte com um lugar isolado, protetores auriculares podem ser soluções eficientes.

O descanso é fundamental

Acredite, o seu sono não deve ser sacrificado em prol da preparação para concursos. Essa é uma atitude que dificilmente trará resultados, uma vez que, para funcionar da melhor maneira possível, o corpo humano comprovadamente necessita de descanso.

Ao fazer isso, você não só estará se desgastando, como também atrapalhando os rendimentos do dia seguinte. Afinal, como manter o foco e a concentração quando o seu corpo não está operando com o máximo de capacidade?

Sendo assim, nada de passar noites em claro em cima de livros e apostilas pensando que, dessa forma, estará potencializando ainda mais a fixação do conteúdo e, consequentemente, os seus resultados. Priorize as oito horas diárias de sono e perceba como isso beneficiará sua preparação.

Afinal, quantas horas de estudo são necessárias por dia?

Chegou a hora de responder a grande pergunta: quantas horas por dia preciso me dedicar para ser aprovado em uma prova de concurso? Se você estava esperando por um número concreto e preestabelecido, saiba que, aqui, a resposta vai muito além.

Assim como em vários outros aspectos de nossas vidas, a qualidade deve ser priorizada em relação à quantidade. Isso quer dizer que não adianta passar horas e mais horas todos os dias estudando se esse tempo não está sendo aproveitado com excelência.

Tenha em mente que mais horas não significam melhor estudo. Você certamente conhece pessoas que dedicam dez ou até mesmo doze horas diárias aos estudos para concurso, mas não obtêm resultados satisfatórios nas provas, não é mesmo?

Por outro lado, também já deve ter ouvido falar de pessoas que com apenas quatro horas bem estruturadas e aproveitadas de estudos por dia conseguiram atingir os seus objetivos.

Dessa forma, pode-se afirmar que o número ideal de horas a serem dedicadas a esse fim deve ser sempre o maior possível, mantendo a motivação e a qualidade de vida e dos estudos. Lembre-se também de observar as questões apontadas previamente no artigo.

Se tiver apenas duas horas por dia para sentar e estudar, faça dessas duas horas as mais proveitosas possível. Se contar com dez horas diárias para os estudos, mas seu limite físico e mental se esgota antes do final desse tempo, respeite os seus limites. O ideal é e sempre será manter um equilíbrio saudável entre qualidade e quantidade.

Como você pode perceber, são vários os fatores que devem ser levados em consideração quando o assunto é estudos para concurso. Aqui, além da quantidade de horas diárias dedicadas a sua preparação, é fundamental colocar em prática as dicas mencionadas no artigo para que esse tempo seja de qualidade.

E você, gostou do post de hoje? Para otimizar ainda mais os seus estudos e obter resultados satisfatórios em concursos, não deixe de ler agora mesmo o nosso post completo sobre o método SMART e entender como ele pode ajudar!

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário