Quer ter uma carreira internacional? Se prepare desde a faculdade!

6 minutos para ler
Banner GeoTextoPowered by Rock Convert

Se você pensa em traçar uma carreira internacional, precisa se engajar desde nesse sonho desde já e pensar naquilo que você tem de melhor para oferecer ao mundo, além de focar na qualificação.

E qual outro lugar para aproveitar essas diversas possibilidades, senão o efervescente e inspirador meio acadêmico? Possibilidades de intercâmbio e importantes redes de contato são alguns exemplos. Mas, para isso, é necessário foco e preparação. Quer saber o que fazer? Então, vem com a gente e confira as dicas a seguir!

1. O momento é agora: prepare-se!

Seja pelas condições, muitas vezes, limitada que o Brasil oferece aos profissionais ou pela popularização de cursos internacionais, tem sido grande a migração de brasileiros para o exterior.

Porém, você aí, que está pensando grande, não vai querer ser só mais um tentando a vida fora do país, certo? Por isso, deixamos as seguintes perguntas:

  • como está seu inglês? Fluente?
  • quantos livros você anda lendo por mês?
  • com quantos profissionais da sua futura área você procurou conversar?
  • por quais assuntos você tem se interessado mais ultimamente?

Não pense em chegar no exterior sem preparo e conteúdo, ou cairá no lugar comum da mão de obra estrangeira desqualificada.

2. Mude seus hábitos para melhor

Num mundo superconectado como o atual, muitas vezes perdemos horas com futilidades em frente à tela. Já pensou em trocar este desperdício por foco?

Existem pessoas que cortaram televisão e redes sociais completamente de suas vidas para poder focar no sonho de uma carreira internacional.

Não estamos dizendo que você terá que fazer igual, mas, certamente, precisará diminuir o tempo perdido com joguinhos, testes y otras cositas más.

3. Use as redes sociais a seu favor

Considere desde já abrir um perfil no LinkedIn, nem que seja apenas para seguir profissionais de renome mundo afora.

Fora isso, utilize as redes sociais mais conhecidas de maneira útil e a seu favor.

Confira algumas dicas que podem te ajudar:

  • pesquise os principais sites na área de seu interesse. 
  • acompanhe no Twitter os perfis e hashtags dessas páginas.
  • faça o mesmo no Facebook com as páginas das faculdades que você quer conhecer melhor.
  • limite o seu tempo diário em frente ao computador e celular.

Em qualquer pesquisa no Google, os sites mais bem ranqueados são os primeiros a aparecer – com exceção daqueles marcados como anúncio.

Isso porque o Google segue alguns critérios próprios de credibilidade para fazer isso. Logo, não tenha medo de usar esta ferramenta a seu favor. 

4. Seja um estudante aplicado

A maneira mais sustentável de ir para o exterior para estudar e estabelecer-se como um profissional de ponta é levando a sério seu curso superior. Por isso, fique atento às bolsas de estudo.

Cada área de atuação e cada curso possui seu próprio sistema de bolsas e de intercâmbio com instituições internacionais.

Muitos pensam em sair do país para viver uma aventura e voltam para casa sem grandes mudanças em suas vidas. Se você quer fazer diferente, estude bastante para que possa concorrer a uma bolsa nas universidades mais renomadas do mundo.

Nestas horas, boas notas, um bom currículo acadêmico e inglês fluente farão toda a diferença.

5. Identifique seu propósito

Conforme dissemos agora há pouco, você não vai querer que sua carreira internacional se perca numa aventura qualquer. Afinal, seu objetivo não é, realmente, esse.

Cada pessoa é de um jeito e cada um deve saber o que busca quando se dispõe a atravessar um oceano ou um continente para uma nova vida. 

 Existem algumas perguntas que podem te ajudar nesse processo:

  • que diferença faz sair do Brasil?
  • será que aqui não posso viver as experiências que estou buscando fora?
  • profissionalmente, quais seriam as vantagens da mudança?
  • estou disposto a sacrificar alguns de meus prazeres?

Nem todos associam felicidade à riqueza, empreendedorismo e um alto cargo numa empresa, mas se esse for seu caso, não hesite em levar seu compromisso a sério.

6. Faculdade também é uma rede de contatos

Ingressar em uma faculdade com grandes aspirações é mais do que se concentrar em estudar e obter boas notas. Lá será o lugar onde você vai poder conhecer as primeiras pessoas que vão te ajudar a consolidar uma carreira internacional e fazer um bom networking.

Tanto em universidades particulares quanto em públicas, há bolsas de iniciação científica que te permitem conhecer de perto o trabalho de pesquisa na academia.

Além do mais, escolher uma boa faculdade com parcerias internacionais e reais possibilidades de intercâmbio pode facilitar bastante a concretização de seu sonho. Participe também de projetos e eventos que podem colocá-lo em contato com gente importante e relevante na sua área. Isso contará favoravelmente para seu objetivo final.

7. Cursos para uma carreira internacional

É possível construir uma carreira internacional em qualquer curso, desde Música até Medicina. Porém, existem algumas faculdades com um perfil mais voltado para quem tem esta aspiração.

Cursos como Comércio Exterior, Relações Internacionais e Administração, ou, até mesmo Sistemas de Informação, da área tecnológica, apresentam um leque maior para atuar em outros países, sobretudo os de economia desenvolvida.

Isso porque estas áreas, quando já não são voltadas para a carreira internacional, encontram-se em franca expansão pelo mundo afora. 

8. Conte com o auxílio de quem está próximo

Esta é uma dica muito importante: pessoas que chegaram longe não conseguiram isso sozinhas, viu? Elas contaram com a ajuda da família ou de outros profissionais ao longo da trajetória. 

Conforme dito anteriormente, a faculdade é um lugar excelente para você iniciar uma rede de contatos consistente e madura. Isso, claro, desde que você esteja focado naquilo que realmente quer.

Assim, não se feche numa bolha e nem pense que suas ambições são exclusivas. Existem aquelas pessoas que pensam de forma similar e que podem se tornar grandes parceiros na construção de seu sonho.

Se você tem dificuldade em se abrir, experimente fazer um trabalho voluntário, por exemplo. Além de ser ótimo exercício para ajudar o próximo, você tem a oportunidade de se colocar em contato com pessoas de realidades bem distintas da sua.

Gostou das dicas deste post? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das questões do universo acadêmico! Elas poderão ajudar na construção de sua carreira internacional.

Banner GeoTextoPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário